Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

PMBOK e ERP: como essas ferramentas ajudam a elevar a gestão de projetos empresariais

A metodologia do PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) consiste em um guia de padronização que identifica e define processos, ferramentas e técnicas de gestão de projetos.

A realização de projetos empresariais contribui para a obtenção de objetivos específicos, como novos produtos ou serviços, melhorias e inovações, entrada em novos mercados etc. Quando ele é bem planejado e executado, otimiza o desempenho corporativo e gera resultados mais positivos .

Todavia, essa tarefa inclui muitos desafios, como administrar adequadamente o tempo, os recursos limitados, riscos e manter o padrão de qualidade nos processos. Para ajudar a superar tais limitações, o gestor pode se valer da metodologia PMBOK. 

Acompanhe este texto e entenda o que é e como o PMBOK ajuda a elevar a gestão de projetos empresariais.

 

O que é a metodologia PMBOK?

O PMBOK, ou Corpo de Conhecimento em Gerência de Projetos, é um manual que fornece importantes parâmetros para as rotinas, processos e diversos aspectos que compõem um projeto. Dessa forma, ele serve como base para gestores ampararem suas decisões na área e executarem práticas de excelência.

A metodologia PMBOK foi criada pelo Project Management Institute (PMI), uma instituição sem fins lucrativos que associa e certifica milhares de profissionais da área de projetos, funcionando como guia para a coordenação. 

Ela oferece uma ampla visão sobre como gerir equipes, recursos, tempo, escopo e outras nuances, a fim de aumentar as chances de sucesso.

 

Qual a relação entre PMBOK e gestão de projetos empresariais?

O PMBOK engloba um conjunto de teorias sobre a área, delimitando regras, métodos, técnica, entre outros aspectos, a fim de conduzir corretamente as atividades de um projeto, e padronizando teorias sobre esse tema. 

Geralmente, a metodologia PMBOK abrange três conceitos principais:

Gestão do projeto: trata-se das etapas de gestão dos processos de um projeto, as quais englobam planejamento, iniciação, execução, monitoramento e o fechamento dele, além dos subprocessos de cada um desses pontos.

Ciclo de vida: consiste no tempo de duração de um projeto, finito ou temporário, verificando suas fases, custos e os riscos existentes.

Áreas do conhecimento: este conceito está relacionado à administração de tempo, escopo, riscos, qualidade, pessoas, entre outras.

 

Assim, o guia organiza e fornece conceitos de gestão de projetos, especificamente aqueles que são considerados como “boas práticas” na área. Dessa forma, o guia compila conhecimentos e orientações aos gestores, para que executem suas funções. Funciona como uma referência para os administradores.

Quais são os benefícios da metodologia PMBOK?

 

  • Definição de ferramentas, técnicas e aspectos de entrada e saída para os processos de um projeto.
  • Aumento de produtividade, com uma metodologia padronizada e baseada em práticas de excelência.
  • Apoio à gestão de portfólio, fornecendo conhecimentos e informações necessárias para a gestão do ciclo de vida. 
  • Otimização dos recursos aplicados a projetos, evitando os que não agregam valor.
  • Uniformização e padronização das atividades em todos os setores envolvidos com o projeto.

 

É importante ressaltar que a metodologia PMBOK pode auxiliar um gestor, desde a formação de sua equipe até a implementação de ações otimizadas para facilitar o seu trabalho em um projeto.

Isso permite que o projeto seja desenvolvido da melhor maneira possível e contribua para o crescimento da empresa, mesmo em épocas de crise.

Portanto, toda empresa ou profissional de projetos que deseja estar alinhado com processos de excelência em sua área, encontram na metodologia PMBOK um importante referencial e apoio.

 

Relação entre metodologia PMBOK e sistemas ERP

Essa metodologia se torna essencial na hora de implementar um sistema integrado de gestão empresarial (ERP), com base nas melhores práticas de gerenciamento de projetos apresentadas pelo PMBOK. 

Desse modo, todos os participantes, diretos ou indiretos, terão uma fonte de orientação sobre como realizar o planejamento e execução de um projeto. A implantação de um sistema ERP é essencial para a gestão empresarial, pois oferece melhor análise para a empresa garantir os investimentos, diminuir o tempo entre processos e a comunicação nos departamentos, além de benefícios como:

 

  • Melhoria na produtividade.
  • Mais qualidade nos processos.
  • Disponibilização rápida e fácil das informações analíticas e gerenciais.
  • Confiança na tomada de decisão.
  • Monitoramento de informações e transações em tempo real.

 

Ou seja, a metodologia PMBOK é como um manual de boas práticas para ter sucesso e o sistema ERP é a ferramenta certa para alcançar este objetivo, fornecendo melhores resultados operacionais, por meio de planejamento eficaz de controles, redução de tempo e custos. 

 

A Uppertools pode te ajudar

Nós somos especialistas em soluções ERP de alta qualidade e contamos com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias. Parceira da SAP no Brasil, a Uppertools fornece o SAP B1 e é a fabricante da suíte certificada BR One.

Trata se de uma ferramenta com a capacidade de mapear todos os processos das empresas e gerenciar centenas de fórmulas e seus derivados, garantindo qualidade e habilidade superior de etiquetagem privada, bem como atender aos regulamentos.

Nosso time de profissionais está preparado para auxiliar a sua empresa no gerenciamento, trazendo inteligência estratégica para a gestão de projetos na sua empresa

Conheça mais sobre a Uppertools e o SAP B1 e descubra como ter uma gestão mais inteligente.