Muitas PMEs pensam que a planificação é só para os grandes negócios, que contam com o tempo e o pessoal necessários para elaborar planos completos. No entanto, como sugere um artigo do Inside Business, toda pequena e média empresa que deseja ser competitiva precisa saber algo de planificação.
Sem importar o tamanho, todo negócio precisa de um plano para esclarecer qual caminho seguir. Como sintetiza Frank Logan, diretor executivo da Chesapeake Advisory Partners , “um plano estratégico é uma visão da onde a companhia quer estar. Reflete os desejos e sonhos dos seus donos e outras partes interessadas”.
A planificação estratégica consiste em estabelecer objetivos e desenhar ações para implementar na campanha durante um período de tempo determinado. A estratégia pode involver todo o negócio ou alguma área e particular – por exemplo, marketing -.
Embora a planificação não é tudo no negócio, deve ser parte integral dele. Toda ação empreendida deve ser coerente com a visão de um plano. É importante que as diferentes áreas participem da planificação e que todos os empregados conheçam seus objetivos e ações, assim como o rol que eles estão. “Tem lógica envolver todos porque o plano nos brinda um maior alinhamento como companhia. Evita que a gente vá em direções diferentes, todos entendem os objetivos de maior nível e podem alinhar suas decisões a eles”, explica David Spanka, vice-presidente e diretor de estratégia e crescimento na Phoenix Group.
Finalmente, em um mundo em permanente mudança, nenhum plano deveria ser esculpido em pedra. Caso contrário, é importante revisá-lo e atualizá-lo regularmente, considerando as mudanças que estão acontecendo na indústria.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/planificacao-apenas-grandes-empresas-01335