Planejamento e controle de produção: entenda como fazer o apontamento de Produção

Gestão da cadeia de Suprimentos
Saiba como otimizar a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa
2 de setembro de 2019
Gestão de Ativos
Gestão de ativos: saiba o que fazer para o sucesso da sua empresa!
22 de outubro de 2019
controle de produção

O seu negócio investe em boas práticas de planejamento e controle de produção? No momento atual, ter esse tipo de política de gerenciamento é algo fundamental para quem pretende se destacar em relação à concorrência. Afinal, se há um bom fundamento para os procedimentos gerenciais, a companhia consegue se manter à frente da concorrência e reduzir todos os pontos que possam gerar prejuízos.

Para ajudar o seu negócio a se preparar melhor e ter boas rotinas, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja como ter boas políticas de planejamento e controle de gestão pode tornar o negócio mais robusto e alinhado com as demandas de seus consumidores!

Por que o planejamento pode impactar diretamente na viabilidade do negócio?

O setor industrial lida com vários desafios diariamente. Demanda de clientes, problemas nas operações, gargalos na cadeia operacional e atrasos são alguns deles. Para evitar esse tipo de situação, ter um bom controle sobre a cadeia de produção e garantir um planejamento de qualidade são pontos essenciais.

O planejamento auxilia os times a se prepararem com mais eficiência e precisão. Se o negócio tem rotinas preparadas para lidar com os desafios diários, os times podem tomar decisões mais robustas e capazes de entregar os resultados esperados. Além disso, a empresa pode ousar mais sem correr grandes riscos.

Ao mesmo tempo, ter um bom controle sobre as rotinas dá ao negócio a habilidade de ser mais produtivo, dinâmico e livre de erros. As equipes poderão executar os seus processos livres de erros. Ao mesmo tempo, o gestor conseguirá identificar se há algum problema ocorrendo e se é possível otimizar os processos internos.

Por isso, o negócio deve sempre procurar meios para otimizar o planejamento e o controle de produção. Desse modo, gestores poderão otimizar e acompanhar os fluxos de trabalho com qualidade, evitando problemas e falhas comuns. Ao mesmo tempo, melhorias serão aplicadas de modo mais simples e capaz de entregar os resultados esperados em médio e longo prazo.

Como o apontamento de produção pode auxiliar o negócio a se planejar?

A melhor forma de otimizar o planejamento e o controle que a empresa mantém sobre a linha de produção é garantir boas práticas. Elas devem ser aplicadas em todos os setores, evitando que áreas que são conectadas tenham erros e falhem em entregar o que os clientes esperam da empresa. Uma delas é o apontamento de produção.

O apontamento de produção auxilia a empresa a ter um alto controle sobre tudo o que é feito pelos profissionais, assim como o que pode ser feito para executar melhorias. Essa prática tem como base o registro de todas as etapas que um produto percorre durante a cadeia operacional da empresa. Dessa maneira, o gestor pode avaliar se há meios para ganhar produtividade e agilidade no dia a dia do negócio.

Nessa metodologia, o gestor também faz o registro de quando uma etapa começa e termina. Do mesmo modo, eventuais problemas e imprevistos são identificados, monitorados e registrados. Desse modo, todas as fases de produção serão avaliadas continuamente.

O apontamento de produção, no cenário atual, utiliza diferentes recursos para ser preciso e alinhado com as demandas de clientes e parceiros comerciais. Câmeras, sensores da Internet das Coisas, balanças automáticas e outras soluções são empregadas para dar aos times uma visão ampla sobre o que ocorre no dia a dia do negócio.

Além disso, empregar a tecnologia torna os fluxos de gerenciamento mais automatizados e alinhados com as tendências do mercado. Dessa maneira, impactos podem ser espalhados pelo chão de fábrica para gerar melhorias, tais como:

  • redução do número de gargalos na linha de produção;
  • diminuição de custos operacionais;
  • melhor controle sobre o estoque;
  • maior rastreabilidade da cadeia de produção;
  • mais habilidade para corrigir erros.

Como utilizar o apontamento de produção no dia a dia do negócio?

Para implementar uma política de apontamento de produção, vários cuidados devem ser tomados. Juntos, eles darão aos times a capacidade para ter alto controle sobre as rotinas de trabalho e planejar melhorias sempre que for necessário. Veja a seguir alguns passos básicos!

Tenha uma comunicação clara

Nenhuma prática de gestão funciona se não há engajamento das equipes. Por isso, o negócio deve ter uma comunicação clara com os que serão afetados pelas novas práticas de planejamento e controle de produção. Afinal, serão eles os responsáveis por auxiliar na aplicação das medidas no dia a dia da empresa.

Portanto, sempre comunique os objetivos de cada rotina implementada. Faça estudos com as equipes para buscar sugestões e alinhar conhecimentos. Assim, o tempo gasto para adotar o novo processo será o menor possível.

Treine as equipes

Além de uma boa comunicação, treinar as equipes é crítico. Faça treinamentos para garantir que todos saibam utilizar o apontamento de produção de modo preciso. Dessa maneira, a equipe poderá utilizar essa prática com mais facilidade e gerar melhores resultados.

Utilize a tecnologia ao seu favor

A tecnologia sempre deve ser utilizada para processos de planejamento e controle de produção. Além dos dispositivos da Internet das Coisas, que geram mais automação, a empresa também deve empregar softwares robustos e eficientes. Desse modo, os times poderão reduzir custos e levar a indústria para a sua quarta geração.

Implemente sistemas de gestão e controle capazes de melhorar o acesso e o uso dos dados. Com um bom ERP, a empresa conseguirá registrar rotinas com mais facilidade e compartilhar registros continuamente. Dessa maneira, todos trabalharão sempre com foco naquilo que for mais importante para os clientes e parceiros comerciais.

Nos últimos anos, o mercado brasileiro passou por momentos difíceis. A economia em crise trouxe grandes desafios para as empresas, que agora precisam lidar não só com a concorrência, mas também com um mercado com menor demanda por serviços e produtos.

O efeito desse cenário é claro. Segundo o IBGE, entre 2014 e 2016, por exemplo, o país fechou mais empresas que abriu. Muitas delas foram fechadas por um problema grave: a falta de planejamento para lidar com momentos difíceis.

Negócios com um bom planejamento e controle de produção conseguem reduzir custos e lidar melhor com demandas do mercado. Esse fator, ao mesmo tempo, garante que a companhia conseguirá lidar com momentos de crise, reduzindo custos e maximizando receitas. Por isso, sempre invista em um planejamento de qualidade para evitar riscos e dar aos times a maior capacidade possível de lidar com os desafios diários de gerir um grande negócio!

Gostou da nossa dica e quer saber como integrar sistemas de gestão aos seus processos para melhorar o planejamento da empresa? Então, fale com a gente!