Pequenas e médias investem em inovação para garantir competitividade e lucro

Pequenas e médias empresas podem superar as gigantes com a inovação
20 de março de 2014
Os Benefícios do Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas
22 de março de 2014
Na contramão dos reflexos da crise econômica internacional, as pequenas e médias empresas mantiveram a lucratividade no país. O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprova: enquanto a produção industrial brasileira caiu 2,71% de janeiro a novembro, as vendas de bens e serviços saltaram 8,07% no mesmo período. O resultado refletiu-se também nas empresas serviços logísticos, principalmente, no transporte de cargas.
Focadas em logística de distribuição, muitas empresas têm absorvido uma crescente demanda por soluções eficientes e a um custo mais interessante para atender à dinâmica do consumo, impulsionada também pelo aumento do e-commerce. Novos clientes trouxeram mais possibilidades de investimento, aplicado prioritariamente em inovação. A Embnews Global Logística é exemplo. A empresa, de médio porte, cresceu 15% no último ano. Com sede em Santos (SP), junto ao maior porto da América Latina, adquiriu um terminal para ampliar o escopo de serviços. A estrutura de um terminal com 20 mil m², equipado, consolidou nossos serviços de logística. Ainda este ano devemos ser homologados como terminal Redex, possibilitando as operações com cargas de exportação, destaca o diretor, Paulo Moreno.
A necessidade de integração dos modais também tem feito com que as empresas busquem novas alternativas de transporte e de logística para seus clientes. Por conta desta demanda, a Segura Logística, com sede em Barueri (SP), criou um novo serviço de transporte aéreo de cargas. As operações, que iniciaram em novembro de 2012, colaboraram para um aumento de 30% no faturamento se comparado a 2011. A Segura investiu fortemente no atendimento do DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro) partindo de portos e aeroportos, com intuito de atender a demanda do mercado explica o CEO, Luciano Helder Preis. Ele salienta que o momento interno do país tem propiciado novas oportunidades de negócio, principalmente junto à crescente demanda do setor  de telecomunicações, matéria prima para indústria alimentícia e TI, principal know-how da empresa.
Diferencial competitivo
Inseridas no Estado mais rico do país, que sozinho representa a 5ª maior economia da América Latina, com PIB próximo a R$ 450 milhões, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), as empresas concentram-se no diferencial competitivo. Foi o que fez a Jadlog. Especializada em transporte e logística de cargas expressas fracionadas, oferece na cidade de Leme (SP), um novo tipo de serviço batizado de Entrega Ecológica, que utiliza um triciclo elétrico. O serviço está alinhado à proposta da JadLog de adequar seus serviços de forma sustentável, com melhor custo e agilidade para os clientes, afirma Ronan Hudson, diretor da empresa.
Fonte: http://www.businessreviewbrasil.com.br/money_matters/pequenas-e-medias-investem-em-inovacao-para-garantir-competitividade-e-lucro