Para o resultado, o treinamento

Quem precisa de inovação?
13 de março de 2014
Seja o líder que toda equipe gostaria de ter
15 de março de 2014

Um time de futebol só consegue chegar ao topo do campeonato com um bom treinamento. Um lutador de UFC, se não treinar o suficiente, pode morrer no ring, uma ginasta despreparada tem grandes chances de se quebrar durante a apresentação, estou errada? Pois é exatamente isso que acontece com as empresas que optam em não investir em treinamentos para sua sobrevivência no mercado: nunca alcançam a liderança, podem quebrar e até mesmo morrer na arena de lutas.

O treinamento é uma ferramenta fundamental para a permanência de uma empresa no mundo mercadológico, principalmente entre a concorrência como forma de competitividade. Digo por experiência própria os malefícios que a falta da prática pode causar, tanto como consumidora, quanto como empregada do outro lado do balcão. A insegurança que o funcionário transmite no momento em que é questionado quando o treinamento é falho ou até mesmo inexistente, é visivelmente perceptível aos olhos do consumidor, que por sua vez sente-se inseguro na hora de fechar negócio, dando espaço para buscar outros produtos que lhe passem maior credibilidade na porta do vizinho. Já o funcionário tem a sensação de ignorância, de superficialidade nas informações, diminuindo sua auto-estima e autoconfiança naquilo que lhe compete, gerando assim mais desmotivação e insatisfação.

Os gestores precisam entender que o atendimento é o cartão de visita do seu negócio, é a porta de entrada da sua empresa e, se não estiver adequado com seus valores, o objetivo do seu empreendimento jamais atingirá (da forma como planejou) seus clientes. E não é apenas no atendimento que esse ponto precisa ser ajustado. Na linha de produção, por exemplo, se não houver treinamento eficaz para os operários, o índice de qualidade estará sempre em decadência, aumentando cada vez mais os custos para produzir determinado produto que poderia sair X vezes mais barato.

Para atingir o resultado esperado, é necessário moldar as ações de acordo com os princípios da companhia (deixando claro que moldar não é soldar informações sem espaços para imprevistos, como temos visto nas empresas de telemarketing, onde segue-se um script único para todo e qualquer tipo de situação). É necessário que para todo setor haja um treinamento forte e específico, fornecendo ao funcionário um leque de informações e condições para que realize seu trabalho de forma clara e confiante. Dessa forma os departamentos conseguem trabalhar de forma independente, porém interligados com um único objetivo: atingir os resultados com qualidade e excelência satisfazendo seus clientes internos, externos e ainda mais as finanças do proprietário.

Fonte: http://www.apeme.com.br/artigo/para-o-resultado-o-treinamento/