Os perigos em improvisar o marketing do seu negócio

Inspire-se com a nova geração de empreendedores
28 de março de 2014
4 sinais de que você deve investir mais na sua empresa
30 de março de 2014

Planejamento 2013

 

Improvisar o marketing da própria empresa desenvolvendo ações às pressas, sem qualquer preparação prévia ou planejamento é se submeter a um risco totalmente desnecessário. E, esse fato não é raro, especialmente por que marketing é uma área do conhecimento com um estigma imposto, pelo senso comum, de ser supérfluo e com implementação cara para o empresário, não importando o porte.

Ainda, como parte desse estigma, o marketing é confundido com a propaganda. Dada essa confusão muitos empreendedores acabam realizando somente ações de comunicação (propaganda) acreditando que estão promovendo ações de marketing.

Pensar em marketing estrategicamente significa conhecer: quem irá consumir meu produto e como ele compra? Quais são meus concorrentes? O que diferencia meu produto da oferta dos concorrentes? Qual a estratégia de distribuição que irei adotar? Entre tantas outras questões relacionadas direta ou indiretamente ao consumo, marca, distribuição e comunicação que balizarão as ações de marketing da empresa.

Sem essa pesquisa em profundidade e sem um plano de marketing, as ações ficarão soltas e sem consistência, pois não há definida previamente uma estratégia de marketing que irá sustentá-las.

Para não ficar no abstrato, é comum encontrar empresas que lançam um produto, sem conhecer claramente seu consumidor, desconhecendo se este irá aprová-lo ou não. De início é possível concluir que na lista de prioridades, o quesito conheça seu consumidor não ocupa os primeiros lugares. Em segundo, pode-se supor que o empresário responsável estava tão encantado com o próprio produto, que desconsiderou aproveitar, a seu favor, a opinião de seu consumidor, que afinal de contas é o grande responsável pelo seu sucesso.

Concluindo, qualquer empreendimento vale o investimento em marketing, principalmente para alçá-lo ao seu real posto, vital ao sucesso de toda empresa.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/os-perigos-em-improvisar-o-marketing-do-seu-negocio