O comercio eletrônico continua crescendo em todo o mundo e cada vez são mais as pequenas e médias empresas que vendem seus produtos através da web. Por exemplo, nos Estados Unidos os dados da consultora Forrester Research indicam que para o ano 2015 as empresas faturarão 280 bilhões de dólares em vendas online, uma cifra significativamente maior que os 176 bilhões de 2011.
Entretanto, segundo um recente estudo, nos mercados maduros os consumidores são cada vez mais perspicazes e leais com os sites de e-commerce que escolhem, especialmente aqueles desenhados de forma intuitiva e com muita informação. Esta tendência se observa em um estudo realizado no Reino Unido por EpiServer e OnePoll, o qual descobriu que a satisfação dos clientes está em retrocesso (caiu 63% em 2011 a 58% em 2012).
Esses números indicam que aquelas novas lojas de e-commerce com uma estratégia sólida e planejada tem a possibilidade de ganhar uma porção significativa deste mercado. Então o que os novos compradores online estão buscando? A resposta se resume em uma palavra: experiências. O que querem é comparações de produtos, resenhas, discussões em grupos do Facebook e que as empresas permitam a eles reservar online e provar depois na loja.
Para conquistar esses consumidores, as pequenas e médias empresas devem oferecer sites que sejam fáceis de navegar e compatíveis com múltiplos dispositivos, além de criar experiências de compra personalizadas. Contar com um sistema como SAP CRM é importante para nos ajudar a identificar os clientes mais valiosos, compreender suas necessidades e hábitos de compra e criar campanhas de marketing dirigidas a targets específicos.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/os-novos-habitos-dos-consumidores-online-01356