O que é KPI e qual o seu papel no sucesso das suas vendas?

CRM Social: 5 dicas para usar redes sociais em sua estratégia de CRM
3 de março de 2017
Inteligência Comercial: 3 motivos para utilizar o funil de vendas
13 de março de 2017

Quem trabalha com vendas de produtos ou serviços sabe bem que o comércio não é algo que depende exclusivamente de sorte, ou do chamado “tino comercial” do empresário. Muitas questões precisam ser minuciosamente analisadas no dia a dia do negócio.

A boa notícia é que existem alguns meios que facilitam bastante as análises sobre o que é preciso fazer para que as vendas cresçam e a saúde financeira da empresa esteja sempre bem. Um desses meios é a definição e o acompanhamento de KPI’s, e o post de hoje explicará o que é KPI e porque é tão importante trabalhar com eles em qualquer negócio. Acompanhe!

O que é KPI?

KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, que traduzido significa Indicador-chave de desempenho. Esses indicadores servem para mensurar o desenvolvimento de processos praticados pela empresa, permitindo a compreensão de todos os envolvidos por meio de números claros que demonstram uma realidade sobre a rotina do negócio.

O conceito de KPI e de métrica se diferencia na importância: os KPI’s são as chamadas métricas essenciais.

Como fazer para definir KPI’s para o meu negócio?

Antes de definir os KPI’s a serem acompanhados, é necessário alinhar quais são os objetivos da empresa naquele momento. Quanto maior for o projeto a ser realizado, mais KPI’s deverão ser criados, podendo inclusive se dividir entre gerais e específicos, se for o caso.

Existem KPI’s pré-estabelecidos?

Normalmente os KPI’s são constituídos pelo setor de planejamento de um negócio ou até mesmo pelo próprio gestor. Para exemplificar melhor, vamos supor que uma farmácia e um salão de cabeleireiro estabeleceram um indicador-chave sobre homens e mulheres que adquiriram produtos ou serviços. Esse tipo de KPI para a farmácia será irrelevante, tendo em vista que seus produtos podem ser vendidos para qualquer gênero sem alteração da estratégia comercial, enquanto para o salão esse tipo de informação é fundamental.

E como a utilização dos KPI’s pode me fazer vender mais, afinal?

A partir do momento que o seu negócio passa a utilizar os KPI’s para monitorar informações essenciais do seu estabelecimento, a tomada de decisões sobre os pontos fortes e fracos, sobre investir mais, deixar como está, ou simplesmente abandonar aquela estratégia, fica muito mais fácil, mais ágil e mais eficaz.

Tudo isso tem um impacto direto nas vendas, caso os KPI’s tenham sido definidos da maneira correta e estejam sendo devidamente avaliados.

Como monitorar os KPI’s?

Os ERP’s (Enterprise Resource Planning), ou Planejamento de Recurso Corporativo, em português, é a forma mais segura e eficiente de trabalhar com KPI’s. Eles são capazes de integrar todos os processos e dados de um negócio, proporcionando facilidade e eficiência para que as decisões sejam tomadas em prol da empresa.

É claro que existem as opções de planilhas ou outras formas de anotações, mas elas podem acabar sendo preenchidas e analisadas com erros, o que vai impactar diretamente nas estratégias futuras.

Agora que você já sabe o que é KPI, não deixe de ler também o nosso post  Gestão de negócios: os 5 erros que podem estar te atrapalhando. Boas vendas!