Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

O que é inovação no local de trabalho e como impulsioná-la

Por meio da inovação, as empresas se modernizam, crescem e têm mais sucesso na gestão de seus negócios. Em alguns casos, ela está atrelada aos seus produtos ou serviços, mas há outros fatores, como forte fidelidade à marca ou campanhas publicitárias cativantes, que influenciam neste objetivo.

Para impulsionar este crescimento, permanecer relevante em tempos de mudança e se diferenciar da concorrência, é preciso ser capaz de pensar de forma criativa, inspirar a equipe e criar um ambiente que estimule a inovação de modo holístico na empresa.

Acompanhe este material e descubra 8 maneiras para estimular a inovação.

O que é Inovação no local de trabalho

Inovação no local de trabalho refere-se a uma estratégia para introduzir novas ideias, serviços, produtos, processos de negócios ou metodologias em um ambiente organizacional. 

Soluções inovadoras podem melhorar os produtos ou serviços existentes, resolver problemas, melhorar o ROI ou a produtividade de um determinado processo de negócios.

Muitos gestores imaginam que a inovação está associada a algum tipo de grande avanço em uma determinada área de especialização. O fato é que ela pode significar uma mudança muito pequena em como se faz algo, mas pode ter um grande impacto nos resultados.

6 maneiras de impulsionar a inovação e obter melhoria contínua

Antes de trazer as dicas para iniciar a inovação, precisamos ressaltar três fatores críticos neste processo:

  • Primeiro, os funcionários devem se sentir seguros para expressar suas ideias em um ambiente de negócios. 
  • O passo seguinte consiste em ter uma equipe engajada. Não se pode esperar que a reinvenção aconteça com funcionários insatisfeitos.
  • Em terceiro lugar, é preciso criar uma cultura empresarial positiva e encorajadora, na qual a inovação possa ocorrer mais facilmente.

Confira as melhores práticas para alcançar a inovação no local de trabalho:

 

1) Reconhecer o trabalho dos colaboradores

Ao reconhecer a dedicação e esforço dos funcionários, as empresas dão passos importantes para que eles façam um bom trabalho. Isso aumenta a confiança deles e os ajudam a expressar suas ideias de maneira mais espontânea.

Contudo, o reconhecimento tem muitas formas e pode vir de pessoas diferentes – não apenas dos superiores. Quando esta ação é realizada ponto a ponto, por meio de todos, contribui para melhorar o relacionamento entre a equipe e aumenta a possibilidade de cooperação futura.

Esta é uma forma poderosa de envolver os funcionários.


2) Questionar os colaboradores

É crucial que haja um sistema de perguntas aos funcionários, a fim de encontrar novos pontos para inovação. Normalmente, eles têm algumas ideias a respeito e, por meio dessa comunicação, torna-se mais fácil detectar os pontos fracos e fortes com mais facilidade.

Uma ótima maneira de descobrir como seus funcionários pensam e se sentem é por meio de pesquisas regulares. Além disso, estimular os funcionários a pensar em situações que foram criativos e inovadores também é crucial para identificar de onde vem a inspiração deles.


3) Incentivar a colaboração

A inovação raramente acontece de maneira singular. É um processo que demanda reuniões para estimular o surgimento de soluções criativas, como as sessões de brainstorming, e exposição aos pontos de vista dos outros. 

Quando os funcionários abordam um único assunto de ângulos diferentes, eles têm uma percepção mais abrangente das ideias e identificam oportunidades de melhoria com mais facilidade.

Portanto, é importante que os profissionais atuem de forma coletiva para tornar a operação de negócios inovadora. 


4) Criar uma cultura de feedback contínuo

Não é segredo que o feedback é um componente importante para o desenvolvimento eficaz dos profissionais. Ele ajuda a melhorar a confiança dos colaboradores, a motivação para aprender e seu desempenho.

Toda equipe deseja saber como está a evolução de seu trabalho. Inclusive, as gerações Y e Z anseiam por feedback informal para ter uma ideia de como estão se saindo e, consequentemente, evoluir. 

Portanto, sessões frequentes e consistentes de feedback significam construir melhorias contínuas em toda a organização. 


5) Promover a diversidade e a inclusão no local de trabalho

Um dos benefícios mais importantes da diversidade e inclusão no local de trabalho é a criatividade. Quando todas as pessoas recebem voz, elas abordam um único assunto de vários pontos de vista diferentes: é neste momento que a inovação acontece.

Essa medida não apenas inspira os colaboradores a expressarem suas ideias, mas ajuda as empresas a encontrar novos caminhos e aumentar seu desempenho.


6) Habilite o fluxo de comunicação em todas as direções

A comunicação é fundamental para toda estratégia de negócios. Ela deve ser fluida e diversificada. Superar a camada de ‘filtros’ da gestão intermediária é um dos principais desafios que as empresas enfrentam para inovar com sucesso.

Por isso, é crucial garantir que os funcionários se sintam confortáveis ​​para expressar suas ideias aos superiores. Isso é muito mais fácil se eles observarem como a alta administração se comunica. 

Ou seja, incluir o CEO nas estratégias de comunicação com o time é uma alternativa eficaz para estimular a reinvenção das atividades.

 

Benefícios da inovação no local de trabalho

Atendendo às necessidades dos clientes

Os clientes são prioridade das empresas e eles podem obter um serviço melhor com uma abordagem inovadora para resolver os problemas. Funcionários reunidos em um projeto centrado em atender às necessidades dos consumidores aumentam os níveis de satisfação do time como um todo. 

Aumento de produtividade e redução de custos

A inovação nem sempre precisa ser centralizada na implementação de novidades em produtos e serviços. Ela contempla práticas que impactam na otimização dos processos de trabalho, tornando-os mais baratos e eficazes. 

Competitividade

O principal benefício da inovação no local de trabalho é ajudar as empresas a oferecer produtos e serviços competitivos, além de aumentar a receita em longo prazo. Quando os funcionários se reinventam, eles ajudam os negócios a se manter à frente da concorrência. 

A inovação permite resolver problemas com mais praticidade e fornece uma visão criativa da operação dos negócios, independentemente do desenvolvimento de um novo produto ou  renovação de estratégia.

Como a Uppertools pode ajudar

A Uppertools é especialista em soluções ERP de alta qualidade e está sempre de prontidão para auxiliar as empresas a melhorar seus negócios e ter uma operação mais otimizada e inteligente. 

Parceira da SAP BR no Brasil, desenvolvemos a Miranos, uma plataforma de gestão de capital humano que proporciona total alinhamento dos membros da equipe com os processos e metas da companhia. 

Por meio de sistemas com reconhecimento, comunicação, feedback, pesquisas, esta solução ajuda a planejar, mapear as necessidades dos negócios e extrair percepções acionáveis de uma pesquisa, a fim de impulsionar estratégias de inovação.  

A plataforma Miranos contribui para melhorar a experiência dos funcionários, estimular o engajamento e criar um ambiente saudável para eles expressarem suas ideias inovadoras. 

Uma solução para elevar a cultura da empresa, envolver os funcionários e prevenir a rotatividade. 

Conheça mais sobre a Miranos e descubra como inovar na sua empresa. 

Fale com a Uppertools.