Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

O que é e como funciona o Planejamento e Controle de Produção?

Planejamento é o modo de fazer com que os planos sejam concretizados. Controle é o mecanismo, metodologia ou ferramentas que são utilizadas para acompanhar e programar o planejamento. Logo, a junção de planejamento e controle de produção garante efetivar um projeto dentro das organizações. Nesse grupo de ações, encontramos uma série de obstáculos e desafios que podem ser uma grande barreira a quem atua desavisadamente.

Assim, separamos um material de orientação para que seja mais fácil entender o que é e como fazer o planejamento e o controle de produção. Acompanhe!

O que é planejamento? E controle?

Para entender melhor os processos que podem ser desenvolvidos em uma empresa para facilitar ou criar o caminho para o desenvolvimento, é interessante definir um de cada vez. Planejamento e controle são fatores que andam (ou deveriam andar) juntos, mas vamos separá-los apenas para facilitar o entendimento. Veja:

Planejamento

É todo o processo de elaboração de etapas, estipulação de datas e delimitação de metas que é feito para atingir um objetivo específico. No planejamento, hierarquizamos o que deve ser feito, entendemos quando será necessária a aplicação de maior ou menor capital e se a produção sofrerá aumentos ou diminuições.

Dessa forma, ele normalmente é visto como uma parte mais estratégica do plano de ação, já que é a diretriz a ser seguida. Precisa estar ao alcance de todos os responsáveis por sua execução e deve demonstrar cada etapa que será feita de forma clara, apontando para a relação entre a atual e a futura (por exemplo: para aumentar a produção, precisamos de mais profissionais contratados e treinados).

Controle

Por sua vez, o controle envolve todas as formas de garantir que o planejamento seja cumprido. Assim, estabelecemos métricas, selecionamos ferramentas para mensurar os trabalhos feitos e elaboramos medidas para suprir possíveis erros. A principal parte é a rigidez nos métodos utilizados: acompanhar tudo que é feito e garantir que o prazo seja cumprido é o mínimo exigido para o sucesso.

Além das ferramentas de acompanhamento de produção, medidas motivadoras ou metodologias que aumentem o ânimo dos colaboradores podem ser tidas como formas de controle. Podemos, por exemplo, iniciar um período de eventos para crescimento de produção e premiações para equipes que alcançarem as metas.

Qual a importância do planejamento e controle de produção?

Apesar de as grandes ideias serem sempre muito valorizadas no mundo corporativo, a execução é quem merece o verdadeiro destaque. Sem um processo de planejamento claro, sóbrio e detalhado, projeto nenhum tende a ter futuro. Além disso, caso ele não seja acompanhado de perto, atrasos e erros serão constantes, o que inviabiliza qualquer projeto.

Logo, devemos entender o planejamento e o controle como ferramentas eficientes que servem de suporte para a tomada de decisão. Elas permitem saber o que deve ser entregue e acompanhar o que vem sendo feito, servindo de base para uma intervenção emergencial. Assim, é possível garantir a produção correta dentro do prazo estipulado.

Como o planejamento e controle de produção funciona?

A descrição teórica e a forma de funcionamento do planejamento e controle de produção você já entendeu, correto? Mas, agora, podemos especificar um pouco mais e explicar a relação que três áreas da empresa — vendas, estoque e fiscalização — têm com a produção e por que é importante ter atenção a elas tanto na hora de planejar quanto na de acompanhar. Veja:

Vendas

Ajudam a delimitar previsões de produção futura: não podemos produzir mais do que somos capazes de vender e, ao mesmo tempo, não devemos deixar a clientela sem os produtos. Assim, acompanhando as vendas semanal, mensal e anualmente, podemos criar um gráfico que delimita o valor médio de produção por período.

Estoque

Tendo informações sobre a produção esperada mensalmente, é possível criar um estoque mais enxuto, baseado na demanda. Assim, compra-se a matéria-prima quando ela é necessária, evitando os gastos com estoques maiores. Somado a isso, materiais que sofrem maior oscilação do preço (como o ferro) podem ser comprados e constituir um estoque próprio, que serve de garantia para o custo de fabricação.

Fiscalização

Além da venda e do estoque, garantir a produção das mercadorias depende da fiscalização. O planejamento precisa abarcar o cumprimento de todas as questões legais para que a produção não seja parada por alguma irregularidade e isso faça com que a empresa tome prejuízo. Havendo um ambiente bem controlado, a fiscalização nunca é um problema.

Qual o papel das integrações nesse processo?

Como as áreas de estoque, vendas e fiscalização envolvem uma série de setores da empresa (compras, financeiro, administrativo), a integração entre esses setores é o que faz o planejamento e controle de produção funcionar. Caso algum documento atrase, o maquinário mude ou as compras sejam feitas em outra data, toda a força produtiva tende a ser alterada, o que muda os resultados no final do mês.

Tecnologia é o melhor caminho

No meio de tantos processos e dados mensurados e geridos simultaneamente, a única saída é contar com uma ajudinha extra. E como tudo no mundo empresarial, a tecnologia acaba sendo a melhor saída.

Para trabalhar com planejamento e controle de produção, é preciso contar com dados verossímeis. Logo, uma solução que abarque todos os setores da empresa e forneça um banco de dados unificado e confiável é a escolha correta.

Além disso, é necessário buscar algo que tenha suporte ao acompanhamento de informações em tempo real para sempre ter atenção à produção e questões administrativas. O SAP Business One é um bom exemplo desse tipo de tecnologia em ação.

Com isso, podemos entender que todos os processos produtivos dentro de uma empresa são importantes. E que, apesar de as ideias serem fundamentais, o que mantém um negócio de pé é a lucratividade de seus produtos. Dessa forma, cuidar do planejamento e controle de produção é o caminho para guiar o empreendimento ao sucesso!

Se você gostou da ideia de colocar mais tecnologia em sua empresa para facilitar o planejamento o controle da produção, entre em contato com a gente! Nós podemos ajudar nessa etapa de crescimento do seu negócio!