Quando uma empresa está dando seus primeiros passos, é comum que trabalhe com verbas restritas para algumas áreas. Mas nem por isso os empreendedores devem se sentir em desvantagem em relação às grandes corporações. A tecnologia em rede já oferece opções e alternativas para driblar as limitações sem a necessidade de grandes investimentos:
1) Marketing
Para investir na internet, não é necessário ter milhões em verba. Você pode fazer uma comunicação extremamente focada, podendo segmentar o conteúdo apenas para o público que você deseja atrair. As mídias sociais são uma boa opção para divulgar sua marca de forma eficiente e viável.
2) Comportamento
Muitas pessoas fazem uma busca na internet e observam centenas de comentários positivos ou negativos sobre o produto que desejam antes mesmo de ir até a loja. É com base nessas informações que elas podem mudar de ideia, tirar dúvidas e, principalmente, escolher de qual empresa vão comprar. Tire proveito destas informações para descobrir o que o seu público pensa sobre seus produtos. Analise as falhas e as oportunidades para traçar novas estratégias promocionais, de venda e de fidelização.
3) E-Commerce
Com um canal de vendas direto no site, as pequenas e médias empresas não ficam reféns de shoppings, supermercados, lojas ou qualquer outro tipo de espaço físico para divulgar e vender seus produtos. Assim elas têm mais lucro (não precisam pagar aluguel de espaço) e recebem diretamente o dinheiro, facilitando as vendas através de pagamentos online.
4) Gratuidade Virtual
Hospedagem de site grátis, e-mail grátis, blog grátis, redes sociais grátis, cadastro grátis em empresas de pagamento digital. O mundo virtual é repleto de opções gratuitas, e as pequenas e médias empresas aproveitam – e muito – isso. Apesar desses serviços gratuitos serem relativamente limitados, eles são o início de muitas mudanças e progressos das empresas.
5) Velocidade
As ferramentas de colaboração social integram todos os departamentos de uma empresa, agilizando a comunicação e as tomadas de decisões.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/o-novo-empreendedor-e-novas-estrategias-2771