O ERP como vantagem competitiva

Como eliminar horas improdutivas na sua empresa
23 de outubro de 2015
6 benefícios da automação de ERP
16 de novembro de 2015

Devido à crescente globalização, à concorrência acirrada e aos exigentes clientes dos novos mercados, as empresas, incluindo as grandes multinacionais, passaram a fazer mudanças em suas estratégicas e modelos de negócio e procurar recursos para o ganho de vantagens competitivas, visando driblar essas condições desafiadoras.

Uma das alternativas para driblas esse cenário é investir numa solução ERP, que fornece recursos para o crescimento ao mesmo tempo que garante a flexibilidade para que possam responder às mudanças das condições do mercado de maneira ágil e eficaz. Vamos ver como essa solução é capaz de garantir o ganho de vantagens competitivas e destacar a sua empresa frente às concorrentes? 

Fazendo mais com menos

No mercado, manter preços competitivos e um crescimento sustentável de longo prazo é essencial para qualquer negócio. Mas para isso, a empresa precisa fazer mais com menos e ser mais rápida do que suas concorrentes.

Logo, o investimento num software de gestão empresarial é a peça chave para simplificar os processos, aperfeiçoar operações, conduzir o crescimento, aumentar a lucratividade e ganhar vantagens competitivas.

Entre os benefícios obtidos com o uso do ERP estão a redução dos custos e a melhoria no desenvolvimento de produtos, seguidos da aceleração dos processos logísticos, de serviços e fabricação, além de melhoria no atendimento ao cliente em todos os canais de vendas.

Analisando dados de maneira precisa

Muitas empresas ainda enfrentam dificuldades com uma das principais competências da análise organizacional: dados precisos e confiáveis. Outro receio delas é a coleta das informações e a capacitação interna para o seu diagnóstico. Mas no mundo corporativo, toda transformação requer total conhecimento do desempenho nos negócios, bem como a utilização dessas análises para acompanhar o dinamismo de demandas e conhecer melhor o cliente.

Por isso, ter um software ERP para a análise de dados é fundamental, já que ele dá aos funcionários a possibilidade de obterem insights em tempo real para tomar as melhores decisões e responder, de maneira proativa, aos problemas potenciais. Ele melhora completamente a performance dos negócio através de processos integrados e prestação de contas abrangente, além de garantir a integridade das informações validando a precisão e mantendo a consistência em todas as fontes.

Construindo uma empresa “móvel”

A mobilidade promove a inovação, e sua cultura está em franca evolução a todo mundo. Logo, o investimento numa tecnologia móvel é compensador em termos de melhoria no desenvolvimento de produtos e serviços e no atendimento ao cliente, bem como na geração de vantagens competitivas.

Contudo, ainda existem muitas dificuldades que freiam a sua adoção, que normalmente estão relacionados a problemas de segurança e privacidade, proliferação de plataformas e dispositivos, e fatores humanos ligados a clientes e funcionários.

A implantação de um ERP, que oferece um conjunto de soluções de mobilidade empresarial, possibilita melhorar a produtividade da equipe, mobilizar colaboradores com um amplo conjunto de aplicativos, construir e gerenciar aplicativos móveis nos mais diversos tipos de dispositivos, garantir os maiores níveis de segurança e, assim, aumentar a satisfação, receptividade e envolvimento dos clientes.

Usando a computação em nuvem

Para desenvolverem e implementarem seus aplicativos de maneira rápida e acessível, as organizações precisam ter uma plataforma hospedada na nuvem, uma tecnologia inovadora que promete aprimorar o desenvolvimento de produtos e serviços, reduzir custos e liberar recursos do departamento de TI para iniciativas estratégicas.

Ao aproveitarem todos estes benefícios, as empresas poderão operar em pleno potencial, escalar as necessidades dos clientes e acompanhar as mudanças do mercado com uma flexibilidade incrível. Dessa forma, o negócio poderá ganhar vantagens competitivas e crescer no mercado, juntamente com a plataforma.

Sua empresa já está obtendo vantagens competitivas com o uso de ERP? Compartilhe sua experiência conosco ou deixe seus questionamentos nos comentários!