Cada vez mais, o departamento de IT das grandes e pequenas companhias está assumindo um papel protagonista. Já não se trata de uma parte isolada que só instala software e arruma computadores, mas também que muitas vezes são consultados antes de tomar decisões. O processo, comenta um artigo publicado na InfoWorld, continuará se aprofundando.
Estas são algumas ideias de como poderia ser o departamento de IT no ano de 2020. É importante considerá-las, pois consiste em uma profunda transformação a respeito de como funcionam as empresas hoje:
- O departamento de IT não será físico: Há um caminho significativo até trabalhar em nuvem. Para 2020 – segundo a InfoWorld: “IT passará de um departamento que administra serviços na nuvem a um serviço diretamente na nuvem.”
- Os chefes do departamento de IT trabalharão com menos pessoas: enquanto hoje coordenam grandes grupos, é possível que muitas tarefas possam ser sistematizadas através de inteligência artificial.
- O foco de trabalho será nos indíviduos: cada um levará seus próprios dispositivos para trabalhar diretamente com eles e parte do trabalho do departamento de IT será manter um ambiente seguro onde todos possam funcionar.
- A análise de dados será fundamental: Oliver T. Bussman, vice-presidente executivo e chefe de IT na SAP, explica que as tecnologias in-memory e as maneiras de interpretar e analisar informação, serão fundamentais para entender até onde irá a tecnologia e poder tomar as decisões corretas no que diz respeito sobre como imprementá-las.
- Os líderes do departamento de IT terão impacto na coordenação do negócio: não se tratará somente de oferecer conselhos pontuais, mas também estar envolvidos em cada uma das decisões, desde o marketing ao desenho de produtos. Isso se deve a que a tecnologia funcionará como suporte e fomentador de cada uma das áreas de uma empresa.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/o-departamento-de-it-no-poder-0485