Os investimentos em computação em nuvem (pública) pelas empresas brasileiras atingirão 257 milhões de dólares este ano. De acordo com a IDC, infraestrutura como serviço (IaaS) movimentará 123 milhões; plataforma (PaaS), 25 milhões; e software (SaaS), 109 milhões de dólares. A consultoria pontua que 2013 será o ano dos primeiros grandes projetos de cloud no País.
A adoção, avalia a consultoria, deve-se a dois fatores-chave: ascensão do modelo junto a PMEs, gerando grande volume de negócios de menor porte; e alinhamento do discurso da oferta a demandas do mercado.
O conceito deve se expandir de forma forte pelos próximos três anos, com crescimento médio anual na casa dos 74%. Assim, o mercado nacional atingiria 798 milhões de dólares em 2015. Detalhe para o fato de que a venda de SaaS (370 mi) ultrapassaria a de IaaS (362 mi). PaaS atingiria 66 milhões de dólares.
Anderson Figueiredo, líder de pesquisas da IDC Brasil, aponta que o provedor que souber falar de maneira profunda sobre o conceito ainda terá grandes vantagens no mercado. Outra dica é aproximar-se dos CIOs da companhia, que ajudariam a vender tecnicamente o conceito dentro das empresas.
Os provedores se adaptam e já tem produtos aderentes. Contudo, ainda lhes falta trejeitos para cobrar seus serviços conforme o uso por parte dos clientes.
O mercado brasileiro de TI cresceu cerca de 12% no ano passado, segundo estimativas da IDC. A taxa não inclui expansão de dispositivos como smartphones e tablets, que distorcem o percentual para cima.
Fonte: http://crn.itweb.com.br/41554/nuvem-publica-movimentara-257-milhoes-de-dolares-no-brasil-em-2013/