O investimento em desktops e notebooks e em mobilidade são as principais tendências de consumo de tecnologia nas PMEs brasileiras, como mostra estudo conduzido pela Lenovo. O mapeamento analisou cerca de 300 empresas em quatro capitais (São Paulo, Rio de janeiro, Salvador e Brasília) e verificou a existência de uma grande oportunidade para o mercado de tecnologia das pequenas e médias neste ano.
De acordo com o estudo, nos últimos 12 meses, 32% das pequenas empresas de 1 a 9 funcionários migraram de desktops para notebooks; 44% das pequenas de 10 a 99 funcionários realizaram a mesma substituição; e 70% das médias empresas de 100 a 499 funcionários seguiram a mesma orientação. A pesquisa aponta a melhoria na produtividade dos funcionários, a economia de espaços nos escritórios, a ampliação do uso Wi-Fi e a mobilidade como os principais motivos para a adoção gradual desses equipamentos.
Em seguida, a adoção de processos de TI pelas pequenas e médias empresas aparece como segunda tendência, adotada com objetivo de otimizar os negócios e aumentar a competitividade no mercado, apoiando a solução de desafios relacionados à preocupação com a segurança de informações e dados, mobilidade e governança.
Dentre os principais benefícios proporcionados pela implantação de tecnologia, o estudo indica não apenas melhorias operacionais mas também ganhos na imagem dessas empresas, de modo que a automação de processos permite uma melhor experiência para o consumidor, eficiência do custo e qualidade no gerenciamento.