A Microsoft pretende investir 200 milhões de reais em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil. O recurso prevê uma série de iniciativas, dentre as quais a criação de laboratório de tecnologia e de uma empresa de investimento, a fundação de uma aceleradora de negócio para startups e a abertura de um centro de desenvolvimento focado na plataforma de buscas Bing.
Dentro da série de direcionamentos, a fabricante destaca a criação do Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL, na sigla em inglês) no País – o quarto desse gênero no mundo. A ideia é que ele combine capacidade local de inovação e engenharia avançada com a expertise em pesquisa aplicada da fabricante e de seus parceiros acadêmicos para expandir a produção de conhecimento de origem nacional.
O ATL Brasil será responsável por desenvolver tecnologias inovadoras que tragam, em um curto espaço de tempo, benefícios tangíveis aos usuários. Seu foco será em recuperação de informação e análise e entendimento de dados com o objetivo de desenvolver tecnologias que aprimorem a experiência dos usuários.
Outra parte do recurso também se destinará para a revitalização do edifício Barão de Mauá, patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro, que abrigará todos os projetos previstos no pacote.
Há ainda planos de compartilhar conhecimento com as empresas emergentes que serão apoiadas pela aceleradora que também contará com investimentos de parceiros nacionais. A ideia da Microsoft Participações, subsidiária integral da fabricante, é apoiar empresas brasileiras nascentes com alto potencial de expansão internacional.
A Microsoft pontua que suas iniciativas alinham-se a prioridades do Governo Federal de estimular o desenvolvimento nacional e a geração de oportunidades no âmbito da tecnologia da informação.
Fonte: http://crn.itweb.com.br/39873/microsoft-investira-r-200-mi-em-pd-no-brasil/