Metodologia PMBOK: saiba o que é e quais são seus benefícios

Gestão de qualidade: 6 dicas para mantê-la após crescer
21 de novembro de 2018
Logística industrial: 5 passos para o sucesso
22 de novembro de 2018

A realização de projetos nas empresas contribui para a obtenção de objetivos específicos, como novos produtos ou serviços, melhorias e inovações, entrada em novos mercados etc. Quando bem planejados e executados, os resultados geralmente são positivos, inclusive otimizando o desempenho corporativo.

Todavia, gerir projetos inclui muitos desafios, como administrar adequadamente tempo, recursos limitados e riscos e manter um padrão de qualidade nos processos. Para ajudar a superar tais limitações, o gestor pode se valer da metodologia PMBOK. Ficou interessado? Continue a leitura para saber mais a respeito!

O que é PMBOK?

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge), ou Corpo de Conhecimento em Gerência de Projetos, fornece importantes parâmetros para as rotinas, processos e diversos aspectos que compõem um projeto. Dessa forma, ele serve como base para gestores ampararem suas decisões na área e executarem práticas de excelência.

A metodologia PMBOK foi criada pelo Project Management Institute (PMI), uma instituição sem fins lucrativos que associa e certifica milhares de profissionais da área de projetos, funcionando como guia para a coordenação de projetos. Essa metodologia possibilita uma ampla visão sobre como gerir equipes, recursos, tempo, escopo e outras nuances presentes em projetos, aumentando as chances de sucesso.

Quais são suas bases de conhecimento e como é organizado?

O PMBOK engloba um conjunto de teorias sobre a área, delimitando regras, métodos, técnicas entre outros aspectos para a correta condução das atividades de um projeto, e padronizando teorias sobre esse tema. Por conter múltiplas práticas que podem ser aplicadas aos processos de um projeto, em diferentes setores (telecomunicações, engenharia e construção, tecnologia da informação etc.), ele serve exatamente como um guia.

Ele também ordena instruções e conceitos que resumem entradas e saídas, ciclo de vida, processos, entre outros aspectos dos projetos, maximizando as chances de êxito. Vale destacar que o guia PMBOK vem sendo atualizado e alinhado conforme as necessidades do mercado desde que foi lançado em meados da década de 90.

Geralmente, possui foco em três conceitos principais:

  • Ciclo de vida: o tempo de duração de um projeto (que é finito ou temporário), suas fases, os custos envolvidos e os riscos existentes;
  • Processo de gestão do projeto: as etapas que envolvem a gestão dos processos de um projeto, as quais englobam planejamento, iniciação, execução, controle/verificação/monitoramento e o fechamento dele, além dos subprocessos de cada um desses pontos;
  • Áreas do conhecimento: as áreas envolvidas no projeto (gestão de tempo, de escopo, de riscos, de qualidade, de pessoas entre outras).

Qual a relação entre PMBOK e gestão de projetos nas empresas?

A metodologia PMBOK organiza e fornece conceitos de gestão de projetos, especificamente as consideradas “boas práticas” na área. Dessa forma, ele compila conhecimentos e importantes orientações aos gestores para que executem suas funções, planejem etapas de projetos, gerenciem recursos entre outros pontos. Ou seja, servindo como referência para esses profissionais.

Quais são seus benefícios?

Os benefícios obtidos pela metodologia PMBOK são:

  • Estabelecimento de ferramentas, técnicas e aspectos de entrada e saída para os processos de um projeto;
  • Aumento na produtividade por se utilizar uma metodologia padronizada e baseada em práticas de excelência;
  • Apoio à gestão de portfólio, fornecendo conhecimentos e informações necessárias para a gestão de seu ciclo de vida, inclusive programas e outros projetos;
  • Otimização dos recursos aplicados a projetos, evitando os que não agregam valor;
  • Uniformização e padronização das atividades em todos os setores envolvidos com o projeto etc.

Vale ressaltar que o PMBOK pode auxiliar um gestor de projetos desde a formação de sua equipe visando o sucesso, até a implementação de ações otimizadas para facilitar o seu trabalho num projeto, permitindo que ele seja desenvolvido da melhor maneira possível e contribuindo com o crescimento da empresa até mesmo em época de crise.

Por isso, todo profissional de projetos que deseja estar alinhado com processos de excelência em sua área, especialmente iniciantes ou aqueles que pretendem aumentar seus conhecimentos nesse campo, tem na metodologia PMBOK um importante referencial e apoio.

Agora que você já sabe o que é a Metodologia PMBOK, que tal compartilhar esse texto nas suas redes sociais para que mais pessoas descubram os seus benefícios?