Metodologia lean: saiba todas as vantagens para sua empresa!

Tecnologias SAP: conheça as inovações para sua empresa!
3 de janeiro de 2019
5 passos para implementar o ERP na sua equipe
9 de janeiro de 2019

A metodologia lean, adaptada do modelo oriental Toyota de produção, é aplicada nas empresas com o objetivo de otimizar seus processos e eliminar desperdícios e excessos que possam gerar custos desnecessários. A principal intenção é maximizar o lucro e assegurar a qualidade dos produtos/serviços, além de garantir a satisfação dos clientes.

Um dos grandes aliados da Lean Manufacturing é o sistema ERP (Enterprise Resource Planning — em português, Planeamento de Recursos Corporativos), que auxilia na implantação dessa filosofia de trabalho. O destaque vai para a indústria, capaz de contribuir para elevar os índices de produtividade e agilidade, favorecendo o sucesso do negócio.

Portanto, é fundamental que gestores e empreendedores se conscientizem sobre a importância dessa metodologia aliada à tecnologia e da vantagem competitiva que ela pode proporcionar. Em conjunto com a metodologia lean, o ERP é capaz de trazer benefícios altamente relevantes para uma corporação. Confira algumas delas no artigo de hoje!

Redução das atividades que não agregam valor

Qualquer tipo de atividade dentro da organização que não seja capaz de gerar valor deve ser eliminada do processo produtivo, a fim de evitar gargalos e atrasos na entrega de projetos e produtos. Nesse sentido, o ERP é uma solução que trabalha com a centralização de todas as atividades.

Dessa forma, gestores e empresários conseguem acompanhar, em tempo real, o que acontece na companhia e em sua linha de produção. Além disso, com a integração dos setores que a solução proporciona, pode-se ajudar diretamente na melhoria de aspectos relacionados a outros departamentos, como:

  • controle de estoques;
  • documentação de processos;
  • redução do tempo de espera por informações;
  • troca de informações entre diferentes setores;
  • aumento na eficiência dos colaboradores;
  • maior direcionamento para a estratégia do negócio;
  • controle do desempenho dos processos.

Garantia de um atendimento de qualidade para os clientes

Uma das grandes vantagens da metodologia lean é a colaboração entre funcionários de diversos setores, a fim de favorecer a troca de informações com agilidade e exatidão, além de propiciar a melhoria contínua das tarefas de cada departamento.

Nesse quesito, o ERP é essencial. Como ele concentra todos os dados no próprio software, pode-se ter acesso rápido e prático às informações de fornecedores, dos processos em andamento na fábrica e até mesmo dos clientes.

Essa integração é fundamental para as empresas, pois evita que os colaboradores tenham acesso à informações incompletas ou equivocadas. Isso ajuda a reduzir retrabalhos e a garantir um atendimento de qualidade aos clientes, já que o ERP concentra todos os dados e histórico de pedidos, tornando o contato mais personalizado.

Maior eficiência para a gestão

Por mais competente que o gestor seja, é impossível que ele consiga acompanhar em tempo real todas as atividades da empresa sem a ajuda da tecnologia. Justamente por isso, organizações que trabalham com métodos de trabalho mais antigos apresentam constantes problemas, principalmente com o desperdício de recursos e baixa eficiência na produção.

A partir da adoção da metodologia lean em conjunto com um software ERP de qualidade, esse problema não acontece. No próprio programa, o responsável consegue visualizar todos os processos de forma organizada e saber como anda a produtividade, sem a necessidade de se deslocar até a fábrica nem depender de relatórios advindos de outros setores.

Assim sendo, a metodologia lean resulta em um salto de qualidade para a gestão, que passa a ser mais focada e efetiva. Há contribuição para o aumento da eficiência corporativa e na colaboração entre departamentos, representando um grande diferencial competitivo para o negócio.

Incremento dos ganhos financeiros com a metodologia lean

Com a adoção de um ERP, a metodologia lean é ainda mais eficiente, pois mostra quais os processos e atividades que geram desperdício. A partir de então, o responsável consegue eliminar gargalos na produção, o que resulta em uma maior economia de recursos, impactando diretamente nos resultados da empresa, principalmente em médio e longo prazo.

Outro ponto que merece destaque é a eficiência da Lean Manufacturing, que permite identificar e reduzir a mão de obra quando se torna desnecessária ou pode ser substituída por máquinas. Desse modo, pode-se trabalhar com uma equipe mais enxuta, capaz de entregar resultados sem perder nada em qualidade.

Vale ressaltar que, de acordo com a metodologia lean, as organizações não têm necessariamente que demitir funcionários, mas sim automatizar seus processos produtivos, para garantir o aumento dos lucros e rentabilidade do negócio. Afinal, ao reduzir estoques e ter uma gestão mais eficaz, aumenta-se a sustentabilidade do empreendimento e, consequentemente, sua competitividade no mercado.

Melhoria contínua de produtos e processos

Um dos grandes diferenciais dessa filosofia de trabalho é que não se trata de um modelo fechado, que tende a ficar engessado com o passar do tempo. A metodologia lean tem como fundamento a melhoria constante de produtos, processos e do atendimento do cliente.

Portanto, os resultados corporativos são periodicamente analisados, de modo a criar um ciclo de melhoria contínua (PDCA). Com o ERP, o gestor consegue acompanhá-los de perto por meio de relatórios gerenciais e alertas que são enviados quando alguma atividade não sai conforme o planejado, permitindo ao responsável interferir e fazer a correção do problema, aperfeiçoando continuamente a produção.

Além disso, a implementação da Lean Manufacturing garante que cada um dos colaboradores faça parte do processo produtivo, de modo a trabalhar com o máximo de sua eficiência e qualidade. Graças à otimização, todos conseguem executar suas tarefas de acordo com a devida atribuição. Isso evita erros, retrabalhos e leva ao aumento do desempenho das equipes.

Finalmente, é importante ressaltar que a metodologia lean, apesar de ser amplamente utilizada no ambiente fabril, não se resume apenas a ele. Com o uso do ERP, todos os departamentos da empresa envolvidos nos processos de trabalho passam por uma otimização, ao eliminar desperdícios, engajar colaboradores e apostar em um modelo de trabalho enxuto e altamente produtivo.

Gostou do post de hoje? Quer saber mais informações para elevar o desempenho (e os resultados) do seu negócio? Então assine gratuitamente a nossa newsletter e receba conteúdos de qualidade em primeira mão, diretamente na sua caixa de e-mails!