De acordo com o estudo Worldwide Quarterly Smart Connected Device Tracker, da IDC Worldwide, o mercado mundial de dispositivos inteligentes conectados, que engloba PCs, tablets e smartphones, cresceu 27,1% no terceiro trimestre de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo a marca recorde de 303,6 milhões de unidades comercializadas, ou seja, aproximadamente US$ 140,4 bilhões.
As expectativas para o quarto trimestre é de que este mercado continue crescendo e aponte um aumento de aproximadamente 19,2% sobre o terceiro trimestre e de 26,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda para o quarto trimestre, espera-se que o mercado chegue a 362 milhões de unidades comercializadas e um valor de aproximadamente US$ 169,2 bilhões. Este crescimento na temporada de final de ano será impulsionado pelos tablets e smartphones, que devem crescer 55,8% e 39,5%, respectivamente, no comparativo ao mesmo período do ano passado. Já o mercado de PCs deve sofrer um leve declínio no último trimestre se comparado ao mesmo período de 2011.
Do ponto de vista dos fabricantes, a Samsung manteve a primeira posição no terceiro trimestre de 2012, com 21,8% de participação de mercado considerando unidades. Na sequência aparecem Apple, com 15,1%, Lenovo, com 7%, HP, com 4,6% e Sony, com 3,6%. Em receita, a Apple lidera o mercado, com um total de US$ 34,1 bilhões, e um preço médio de 744 dólares considerando todas as categorias de dispositivos. Enquanto Samsung, Apple e Lenovo apresentaram ganhos de participação em relação ao ano passado, a HP, que praticamente não atua no ambiente de dispositivos móveis, caiu sua participação de 7,4% no terceiro trimestre de 2011 para 4,6% no terceiro trimestre deste ano.
“A batalha entre a Samsung e a Apple no topo do mercado de dispositivos móveis conectados é mais forte do que nunca”, declarou Ryan Reith, gerente do programa Worldwide Mobile Device Trackers na IDC, via comunicado enviado à imprensa. “Ambos os fornecedores estão competindo para liderar os mercados de tablets e smartphones. No entanto, os diferentes preços médios (considerando o conjunto dos dispositivos) é um claro sinal que aponta a diferente abordagem de mercado de cada fabricante. A Apple atua claramente com a venda de produtos premium, tanto que os preços médios de seus produtos são US$ 310 mais altos do que os da Samsung”, afirma no comunicado.
Olhando para frente, a IDC espera que o mercado mundial de dispositivos móveis conectados continue com fortes crescimentos, mesmo após a temporada de fim de ano, e prevê que os embarques ultrapassarão 2,1 bilhões de unidades em 2016 com um valor de mercado de US$ 796,7 bilhões mundialmente. As pesquisas da IDC mostram claramente que será uma era de múltiplos dispositivos, embora as dinâmicas do mercado estejam mudando em termos de categoria de produto. Em 2011, os PCs – uma combinação entre desktops e notebooks – contabilizaram 39,1% do mercado de dispositivos inteligentes conectados. Até 2016 é esperado que este número caia para 19,9%. Os smartphones serão a categoria de produto preferencial com uma participação de mercado crescendo de 53,1% em 2011 para 66,7% em 2016. Os tablets também crescerão significativamente com a participação de mercado saindo de 7,7% em 2011 para 13,4% em 2016. A mudança na demanda da categoria de PCs mais caros para smartphones e tablets com preços mais acessíveis vão impulsionar o preço médio (Coletivo PCs, tablets e smartphones) dos dispositivos de US$ 534 em 2011 para US$ 378 em 2016.
“Os usuários domésticos e corporativos estão descobrindo as necessidades por múltiplos dispositivos inteligentes e nós esperamos que esta tendência cresça para os próximos anos, especialmente nas regiões mais desenvolvidas”, comenta Bob O’Donnell, vice-presidente do programa Clients and Displays. “O advento dos serviços baseados na nuvem permitem que as pessoas utilizem diversos dispositivos ao mesmo tempo, o que incentiva a compra e o uso de dos aparelhos para diferentes situações.”