Entenda os 5 maiores desafios da gestão corporativa atual

O futuro já chegou. E é digital!
12 de setembro de 2016
A Cultura Organizacional e seu impacto na produtividade da sua empresa
27 de setembro de 2016
gestão empresarial

O mercado mudou muito nos últimos anos, e o que era um desafio há algumas décadas, deixou de ser um problema — como é o caso de automação de diversas funções. Ao mesmo tempo, as transformações trouxeram novos desafios que se relacionam diretamente com as chances de sucesso das corporações em geral.

Tendo isso em mente, entenda melhor a seguir os 5 maiores desafios da gestão corporativa atual e veja como vencê-los!

Atendimento a demandas específicas dos clientes

Hoje, os clientes querem mais do que nunca um atendimento altamente personalizado que sirva para resolver seus problemas com muita praticidade. Isso só é possível ao entender completamente as necessidades dos consumidores.

Com isso, a gestão corporativa atual está cada vez mais preocupada em vencer o desafio de saber o que, afinal, querem seus clientes. Análises de dados, o traço de perfis de consumo e mesmo a pesquisa de mercado são possibilidades para entender melhor o que os clientes procuram.

Uso otimizado dos recursos

Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas não podem se dar ao luxo de desperdiçar recursos — seja ele tempo ou dinheiro. É preciso garantir ótimos níveis de produtividade, assim como reduzir os custos sem prejudicar a qualidade. A tarefa, contudo, exige um planejamento muito estrito.

Nesse sentido, o uso de tecnologia é uma forma de conseguir essa otimização. Com a automação de funções e com mais confiabilidade de dados, fica mais fácil evitar desperdícios e encontrar gargalos de diferentes tipos.

Adaptação à tecnologia com segurança

Ao mesmo tempo em que é benéfica para gerar competitividade, a transformação digital tem trazido outro desafio: o da segurança. Com a computação na nuvem ganhando cada vez mais espaço, aumentou a preocupação das empresas com a proteção de dados em sintonia com a disponibilidade.

O problema vem sendo combatido progressivamente com novas camadas e formas de proteção, mas também precisa contar com o uso adequado por parte dos usuários. Além disso, é necessário contratar uma empresa confiável capaz de oferecer um seguro com bons níveis de proteção.

Gestão corporativa com tomada de decisão estratégica

O aumento da competição no mercado também diminui as chances de erros em geral. Fazer um investimento errado ou tomar uma decisão incorreta são atitudes que abrem a porta para que a concorrência possa aproveitar novas oportunidades.

Mais do que nunca, hoje a gestão corporativa precisa ter uma tomada de decisão altamente estratégica. Para isso, a coleta de informação é indispensável, assim como a análise de grandes volumes de dados.

A tecnologia novamente pode ajudar, principalmente na forma de softwares de gestão estratégica. O ERP, por exemplo, fornece justamente as informações relevantes que você precisa para tomar as decisões mais assertivas.

Adaptação às transformações de mercado

Antes, o mercado era mais previsível e muito mais estável. Com a globalização, hoje tudo pode mudar rapidamente. Uma alteração na China pode derrubar bolsas em todo o mundo e uma variação cambial encare o produto e diminui a lucratividade.

Diante disso, a gestão corporativa se vê diante de uma situação altamente volátil sobre a qual ainda precisa fazer previsões relevantes. Novamente, a tecnologia ajuda na aquisição de dados e, principalmente, em seu cruzamento para a identificação de tendências e oportunidades.

Ser mais competitivo e ao mesmo tempo personalizado, são fatores que compõem os principais desafios da maioria dos empreendedores. No geral, a tecnologia pode ser de grande ajuda, mas é fundamental que a escolha da empresa fornecedora seja feita de maneira segura e estratégica.

Veja aqui neste E-book como implatar um bom ERP em PMEs. Clique e baixe agora mesmo!