Logística industrial: 5 passos para o sucesso

Metodologia PMBOK: saiba o que é e quais são seus benefícios
21 de novembro de 2018
Licenciamento de Software: o que é e como funciona?
28 de novembro de 2018

A logística industrial é muito importante e não pode ficar de fora do planejamento estratégico de nenhuma indústria. Ela é fundamental para a otimização do tempo e também para a saúde financeira de uma empresa, pois muito dinheiro é economizado quando os processos ocorrem de forma correta.

Para auxiliá-lo nesse processo, elaboramos uma lista com os 5 passos para uma logística industrial de sucesso. Continue a leitura e confira as nossas dicas!

1. Agilidade na linha de produção

O primeiro passo para uma logística industrial bem organizada começa no chão de fábrica, pois são os profissionais desse setor da empresa os responsáveis para que o abastecimento de produtos ocorra com eficácia, evitando assim que os demais processos do sistema atrasem.

Para ganhar agilidade na produção, recomenda-se a criação de um bom programa de liderança e estratégias de endomarketing para que os funcionários se sintam sempre motivados a colaborar com a empresa.

2. Controle de estoque

Assim como é necessário ter agilidade na produção, outro ponto importante em um sistema logístico é o controle de estoque. Para isso, é preciso que a empresa conte com profissionais qualificados nesse setor, de modo que as operações sejam realizadas com maestria.

É importante que haja um controle absoluto de tudo aquilo que entra e sai do estoque, evitando assim o retrabalho ou erros em relatórios.

3. Sistemas de armazenagem

Enquanto os produtos permanecem na empresa é muito importante que o estoque permaneça bem cuidado e administrado e, para isso, é fundamental o investimento em sistemas de armazenagem.

Existem vários tipos de sistemas que podem ser utilizados por empresas dos mais diversos setores, e cada um se adapta melhor a determinado ramo. São exemplos de sistemas de armazenem os porta-pallets, os sistemas em carrossel, as prateleiras, entre tantos outros.

4. Gestão de frota

A questão da entrega dos produtos aos fornecedores também faz parte das atividades logísticas e deve receber uma atenção especial da empresa. Nessa área, recomenda-se principalmente o monitoramento de prazos e uma gestão estratégica de motoristas e veículos.

Além disso, também é importante que a organização possua um setor que faça o monitoramento de suas frotas via satélite. Isso fará com que a empresa tome conhecimento da real situação das suas entregas, além de se prevenir de problemas como os assaltos ou roubos de carga, por exemplo.

5. Sistema de gestão

Todas as atividades anteriores podem ser feitas de forma mais eficiente se a empresa utilizar da tecnologia, ou seja, um sistema de gestão para logística, o que faz a companhia ganhar tempo e desempenhar as atividades corretamente.

Na atualidade existem softwares dos mais diversos tipos, desde os gratuitos e mais simples, até outros pagos e mais elaborados e com recursos mais avançados. Portanto, é necessário fazer uma análise para saber qual dos programas disponíveis é o mais adequado para a realidade da sua empresa.

Agora que você já conhece os 5 passos para uma logística industrial de sucesso, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Assim você dissemina o conhecimento para mais pessoas.