Isolamento social não precisa ser isolamento emocional

RH 4.0
Entenda o que é RH 4.0 e quais são as suas principais tendências!
15 de agosto de 2019
Entenda por que contar com a Uppertools como parceira!
6 de novembro de 2020

ISOLAMENTO SOCIAL NÃO PRECISA SIGNIFICAR ISOLAMENTO EMOCIONAL

(cafezinho virtual – o “ombro amigo” em tempos de isolamento social)

Em tempos de pandemia, é essencial manter distância física, mas precisamos muito de estar conectados e de manter proximidade social.

Se pensarmos em termos do que estamos sendo forçados a fazer e do que não temos acesso, isso cria uma sensação de falta e impotência. Ansiedade e pânico podem começar a aparecer, sem mencionar o tédio e a apatia. Combine isso com muita incerteza e feed de notícias sem fim, e você terá uma receita para um desastre de saúde mental.

A restrição de liberdade já dura há algum tempo. É natural que existam sensações de irritação, nervosismo, ansiedade, as quais já percebemos em algumas pessoas.

A tensão está no ar e é muito importante manter as emoções controladas, sob o risco de a pandemia atingir também as nossas relações familiares.

Há muita gente que em momentos como este procura um ombro amigo. Porque se sentem sozinhas em casa ou porque os sintomas de ansiedade ou depressão que já tinham se intensificaram e precisam desabafar.

Como resposta a esta análise, identificada por sua área de Recursos Humanos, a Uppertools lançou na segunda semana do isolamento social o “Cafezinho Virtual”, que tem o papel de ‘ombro amigo’. Porque todos em algum momento precisa desabafar ou de uma palavra de conforto ou acolhimento.

Não se trata de nenhum apoio profissional. O cafezinho virtual é apenas um ombro amigo.

A Uppertools, estendeu o projeto aos seus clientes e parceiros que estão trabalhando em home office. Os interessados em desabafar ou compartilhar algum sentimento em um ombro amigo, basta chamar no Skype: daniel.luz60

Aconselhamos também a procura de ajuda profissional, quando percebemos, que a necessidade não é apenas de um ombro amigo, uma vez que não temos esse papel.

O Cafezinho Virtual, é operacionalizado com um descontraído bate-papo, um-a-um, pelo Skype.

A conversa é conduzida por um dos colegas do RH, que tem o preparo e o desafio de levar ao trabalho home office a descontração e a informalidade dos regulares encontros junto à máquina de café, da antiga ‘normalidade’. Uma conversa leve, que começa com uma pergunta perscrutadora: “E aí…como você está se sentindo? Queremos atenuar os sentimentos de ansiedade, angústia e solidão. Queremos ajudá-los a atravessar os próximos dias com sucesso – talvez até feliz.