De acordo com um recente relatório da consultoria McKinsey, funcionários de escritório gastam em média 65% do tempo interagindo com outras pessoas e, desse tempo, cerca de 28% é gasto lendo, escrevendo e respondendo e-mails. Estima-se que a implementação de tecnologias que permitem a colaboração social aumenta a produtividade do trabalho entre 20% a 25%.
A colaboração social tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, solucionar problemas de comunicação, criar oportunidades para socialização entre equipes diferentes e impulsionar a produtividade dos funcionários. Essa mudança proporciona aos funcionários, clientes e fornecedores um ambiente menos rígido a fim de deixá-los mais à vontade para se comunicarem.
Veja um exemplo: ao adaptar a comunicação de emails para as plataformas sociais, a eficiência pode ser aumentada de várias maneiras:
- As informações são repassadas com maior facilidade e rapidez.
- As informações podem ser acessadas remotamente por diferentes dispositivos. Não há mais a necessidade de criar ambientes isolados e de acesso restrito.
- As tomadas de decisões são mais rápidas e o ruído da comunicação é diminuído.
Além de ser facilitadora na comunicação interna da empresa, a colaboração social também tem seus benefícios na interação com os consumidores da marca:
- Demonstração de acessibilidade entre cliente e empresa
- Transparência e credibilidade de marca
- Acesso às opiniões dos clientes e feedback em tempo real
A colaboração social é um recurso excelente para ser implementado em grandes empresas e PMEs. Cabe às empresas se dedicarem a essa mudança para que não se dê de forma traumática. Propor um treinamento aos funcionários é fundamental para que todos usufruam e aproveitem esse recurso de forma adequada e benéfica.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/insira-colaboracao-social-na-sua-empresa-2713