O mundo dos negócios demanda que as empresas se reinventem diariamente. As mudanças e novidades nos mais diversos nichos do mercado dificultam a evolução de estratégias de negócio e se encontrar nesse mundo não é uma tarefa fácil.
Transformação e inovação são necessárias para que uma PME possa competir inclusive com grandes empresas, mas para isso, as coisas devem ser feitas de forma diferente.
Pensar pequeno é o maior erro que uma empresa pode cometer. Ter receio em adotar novas tecnologias que antes estavam fora de alcance, e repensar modelos de negócio e estratégias dego to market ajudam a aumentar as expectativas de crescimento.
As tecnologias têm um papel importante no desenvolvimento de qualquer tipo de empresa, desde pequenos mercados a multinacionais. Para crescer nos negócios é preciso encontrar um diferencial, e para chegar a este objetivo se transformar é uma necessidade.
É preciso direcionar investimentos estratégicos em tecnologias para não ser ultrapassado pela concorrência, que também segue desenvolvendo suas estratégias. As mudanças devem ser pontuais e minuciosamente pensadas no momento de adotar uma nova tecnologia.
Existe uma conexão forte entre as estratégias de transformação e as inovações tecnológicas, uma não vive sem a outra, e uma empresa não sobrevive sem as duas.
Uma estratégia de transformação não depende exclusivamente de tecnologias; a vontade de inovar, crescer e buscar novos rumos é crucial para encontrar um diferencial através de um plano de transformação.
A intensa globalização do mercado aumenta a pressão sobre as PMEs em transformar-se para um futuro mais tranquilo dentro dos negócios, e as tecnologias são as principais ferramentas para apoiar as futuras e atuais estratégias de transformação.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/pmes/inovacao-transformacao-chaves-futuro-2273