Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Inovação, a porta para o crescimento

Qual é o segredo das PMEs que mais crescem? Segundo um artigo publicado no jornal hondurenho La Prensa, a inovação é a chave que diferencia uma empresa que tem sucesso e cresce, de outra que para no tempo e fracassa.

Embora realizar novos negócios parecer imprescindível para qualquer companhia, no caso das pequenas e médias é ainda mais importante. “A inovação é ver basicamente como se desenvolvem novos negócios, novos métodos de trabalho, novas ideias de criatividade para ser mais competitivo”, explica Dieter Fertsch, um especialista em inovação citado pelo jornal.

Um dos desafios mais importantes que as PMEs enfrentam é desenvolver produtos próprios e originais. Para César Tielemans, diretor da Associação Nacional de Industriais de Honduras, “com a inovação, a pequena empresa ganha ao economizar custos e vender mais, já que os processos com os que se desenvolvem os produtos ou serviços se tornam mais competitivos, e portanto a empresa será mais eficiente.”

A grande pergunta é como inovar. Nas pequenas e médias empresas, um dos principais obstáculos é a falta de recursos. Entretanto, para os especialistas, é possível ser inovador somente com mudar a maneira de pensar e, para isso, não é necessário dinheiro. Outra possibilidade é começar com pequenas mudanças, cujos resultados poderão ser apreciados a longo prazo. O fundamental é envolver sempre todos os departamentos da companhia na transformação já que, em muitos casos, as ideias mais originais provêm de pessoas que trabalham em níveis primários.

Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/analytics/inovacao-a-porta-para-o-crescimento-01260