Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Indústria Inteligente: uma nova etapa na transformação digital industrial

A transformação digital nas indústrias representa uma oportunidade imensa para gerar mais valor para as empresas. A evolução tecnológica redefine cada vez mais a maneira do consumo e da produção. 

Na indústria, a transformação digital consiste em um conjunto de soluções de inovação e transição para novos modelos de negócios e fluxos de receita, composta pela automação de processos de manufatura e otimização da produção. 

Essa mudança não se limita às tecnologias utilizadas, mas também representa uma transformação cultural, integrada em todos os departamentos das organizações e na forma como as equipes trabalham e são geridas. 

De acordo com a pesquisa 2021 Industry 4.0 Survey, as empresas que investiram em novas tecnologias, antes mesmo da pandemia da Covid-19, estão mais preparadas para novas adversidades e devem crescer mais que as concorrentes.

Desse modo, as novas tecnologias e a digitalização geram impacto positivo na produção de qualquer organização. No Brasil, mais de 45% das empresas já estão implementando uma estratégia de transformação digital, visando os benefícios para os negócios. 

Essa transformação é essencial na era da Indústria Inteligente, pois traz diversos benefícios para as empresas. Neste material, vamos esclarecer este conceito, as vantagens da transformação digital e as novas tecnologias utilizadas para alavancar os negócios da indústria. Acompanhe. 

 

O que é Indústria Inteligente

A adoção de novas tecnologias, como software integrado, dados e tecnologia em nuvem, oferece às organizações a oportunidade de redefinir todas as dimensões de sua produção e como ela é feita. 

A partir desta mudança, é que surge o conceito Indústria Inteligente. Nesta abordagem, toda empresa pode desencadear a inovação em seus produtos, processos e em toda a operação. 

Toda a premissa em torno da Indústria Inteligente é eliminar o processamento manual e alavancar os resultados. Veja as principais tecnologias utilizadas nesta nova etapa da transformação digital nas indústrias. 

 

  • Internet das coisas industrial (IoT)

IoT (internet das coisas) é quando há interconectividade e colaboração de dados, máquinas e pessoas no mundo da manufatura. Essencialmente, essa tecnologia tem a capacidade de conectar sensores, máquinas e dados, com interface perfeita a ser aplicada na produção da empresa.  Cada aspecto da manufatura pode ser conectado na IoT e os dados que ela cria podem ser aproveitados para otimizar a eficiência em toda a operação.

 

  • Automação industrial

O objetivo final de uma Indústria Inteligente é maximizar a eficiência e elevar os lucros. Para isso, a automação é essencial. Realizada por meio de robótica e Inteligência Artificial (IA), ela aumenta a autonomia dos processos de fabricação e reduz o esforço humano na cadeia de produção.

 

  • Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta excelente para uma Indústria Inteligente. Ela pode usar os dados gerados de uma fábrica conectada para otimizar o maquinário, reprogramar fluxos de trabalho e identificar melhorias gerais que podem ser feitas para aumentar a eficiência e a receita, por exemplo.

 

  •  Big data e análise de dados

Como cada funcionalidade da operação gera milhares de dados essenciais para o progresso da empresa, muitas informações podem ser utilizadas para a evolução dos negócios. Os sistemas de análise de big data podem utilizar tecnologias de aprendizado de máquina e IA para processar dados rapidamente e fornecer aos tomadores de decisão as informações necessárias para fazer melhorias em toda a operação.

 

  • Computação na nuvem

A computação é a engrenagem-chave em uma indústria na era da transformação digital. Ela permite uma única fonte de verdade e compartilhamento de dados em toda a empresa, com alta velocidade. Além disso, o armazenamento em nuvem disponibiliza acesso remoto e o monitoramento de todos os dados e sistemas operacionais da máquina, dando grande visibilidade às operações e gerando maior eficiência.

 

  •  Cibersegurança

Como cada ponto de contato na operação de fabricação é conectado e digitalizado na era da Indústria 4.0, há a necessidade extra de uma segurança cibernética robusta. Maquinário de manufatura, sistemas de computador, análise de dados, nuvem e qualquer outro sistema conectado via IoT devem ser protegidos.

A Indústria Inteligente é a evolução da Indústria 4.0, uma nova etapa da transformação digital. O rápido desenvolvimento dessas tecnologias permite que toda empresa possa começar a fazer negócio de uma nova maneira e obter benefícios significativos. 

 

Benefícios da transformação digital para a indústria 

 

Redução de custos

A integração de tecnologias digitais resulta em uma modificação de procedimentos e digitalização de documentos e serviços, o que otimiza os processos da empresa. Assim, custos desnecessários podem ser cortados. Além disso, elas permitem calcular e estimar despesas com mais precisão, garantindo que os orçamentos estejam sob controle. 

 

Descentralização da produção

A transformação digital na indústria fornece sistemas de monitoramento totalmente remotos, a fim de dar continuidade à produção. Isso significa que, em cenários como o da pandemia, as empresas não precisam interromper sua cadeia de produção, pois os sistemas podem funcionar sem interrupções, eliminando gargalos na operação.

 

Aumenta a eficiência e produtividade

Em muitas tarefas e setores, as empresas não precisam mais da presença física de um colaborador o tempo todo. A conectividade entre os dispositivos das máquinas permite que eles tomem decisões descentralizadas. Este novo modelo de fabricação e produção elimina tarefas repetitivas, além de torná-las mais precisas, eficientes e responsivas.

 

Resiliência

A capacidade de resposta dos sistemas de produção avançados facilita a resposta rápida às mudanças voláteis nas demandas. As tarefas podem ser reprogramadas em questão de horas e os produtos podem ser criados a partir de padrões personalizados e adaptados a cada consumidor, sem perda de tempo. 

 

Melhor tomada de decisão

A transformação digital constrói uma cultura de tomada de decisão baseada em dados coletados por ferramentas de tecnologia. A melhoria nos sistemas analíticos resulta em um aprofundamento da compreensão dos dados. Isso fortalece a tomada de decisão informada, as principais recomendações e a capacidade de resposta rápida.

Nesta evolução tecnológica repleta de vantagens, um sistema ERP é essencial para as indústrias inteligentes na utilização da computação na nuvem, IoT, aprendizado de máquina, conectividade e a conexão entre os vários sistemas de controle, produção, operações e planejamento empresarial. 

 

ERP – espinha dorsal das indústrias inteligentes

Modelos de negócios estão mudando e as empresas precisam estar prontas. Não apenas para aproveitar os benefícios dessa transformação, mas também porque, sem se adequar, elas correm o risco de interrupções na cadeia de abastecimento e produção.

Os negócios digitais são construídos em uma nova infraestrutura de computação, por meio das tecnologias listadas acima, principalmente com IoT, IA e nuvem. Essas tecnologias oferecem a capacidade de mudar o modelo de negócio e criar novos produtos e serviços na economia digital, tornando-se uma indústria inteligente.

Sistemas ERPs contam com a tecnologia de internet das coisas que dão suporte a modelos de negócios digitais globais mais amplos, bem como planos para parceiros criarem extensões verticais de localização e da indústria. 

Eles potencializam a evolução e melhoria, conectando-se a dispositivos com informações de dados que aparecem na interface, realizando tratamento de análise de dados, utilizando a implantação da nuvem para lidar com a quantidade de informações e oferecendo uma experiência mais intuitiva para os colaboradores.

Além disso, o ERP ajuda a reagir rapidamente às mudanças na indústria, abrangendo custos de matéria-prima e prazos de entrega, além de permitir que os funcionários trabalhem remotamente com facilidade e uma tomada de decisão rápida e de alta qualidade, por meio de recursos de segurança para proteger os dados.  

Ou seja, ERP é o motor que impulsiona a transformação digital nas empresas, levando mais vantagens, ajudando-as a atender às demandas da Indústria Inteligente. 

 

Como a Uppertools pode ajudar a sua empresa

A Uppertools é especialista em soluções ERP de alta qualidade e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias. Parceira da SAP no Brasil, a empresa fornece o SAP B1 e é a fabricante da suíte certificada BR One.

Com recursos para atender as necessidades da transformação digital, fornecemos uma solução empoderar equipes e líderes para a geração de resultados sustentáveis por meio de micro-serviços

Nosso time de profissionais está preparado para auxiliar a sua empresa no gerenciamento de gestão, trazendo inteligência estratégica aos processos e toda nossa expertise para elevar os resultados da sua empresa. 

Conheça mais sobre a Uppertools.