Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Indústria do Futuro: as oportunidades que acompanham a transformação digital

O conceito de Indústria do Futuro está relacionado às novas tecnologias que têm o potencial de transformar a manufatura. As principais novas ferramentas são Inteligência Artificial (IA), Análise de Dados, 5G, Internet das Coisas (IoT) e Automação.

De acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos, este conceito consiste em utilizar sistemas de manufatura totalmente integrados e colaborativos para atender às novas demandas do mercado. 

Entretanto, em linhas gerais, uma fábrica inteligente não se concentra somente nas ferramentas, mas sim em suas utilidades e integração dentro da produção industrial, no qual o ser humano continua a ser o elemento central.

Portanto, esse conceito não elimina a necessidade das pessoas. Acompanhe este material e compreenda o que é preciso para se tornar uma Indústria do Futuro. 

O que compõe a Indústria do Futuro 

Compreender a Indústria do Futuro ajuda a se preparar para o que está por vir nos próximos ciclos e oferece mais tempo para adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso na nova era.

As novas tecnologias citadas no início deste texto já fazem parte do presente, mas, com certeza, serão mais bem desenvolvidas e estabelecidas na Indústria do Futuro. Desse modo, adaptar-se às mudanças é a chave para obter longevidade no mercado.

Isso significa que para tornar-se uma fábrica inteligente, basicamente, é necessário adotar e utilizar cada vez mais os novos recursos tecnológicos. Porém, há outros pontos que também integram esse conceito, como:

 

  • Preocupação com a produtividade.
  • Responsabilidade social.
  • Sustentabilidade.
  • Automação.
  • Integração de processos.
  • Promover o acesso à propriedade intelectual. 
  • Elevar as cadeias de abastecimento. 
  • Desenvolvimento da força de trabalho.

 

Nos últimos anos, os saltos no sistema econômico global se tornaram mais altos e rápidos do que nunca. A partir da Indústria 4.0, as novas tecnologias passaram a ser cruciais para o setor. Na mesma via, novos horizontes passaram a ser explorados. 

Contudo, para aproveitar as oportunidades da Indústria do Futuro, é preciso contar com algumas aptidões essenciais. 

Principais habilidades de uma fábrica inteligente

Assim como aconteceu em outras épocas, a Indústria 4.0, conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais, mudou as habilidades e a experiência exigidas dos profissionais. Confira as principais aptidões necessárias hoje:

Comunicação

Nas fábricas inteligentes, a comunicação é composta por fatores específicos. Em síntese, é preciso contar com pessoas capazes de ouvir e interagir de forma colaborativa, sempre com os negócios no foco da estratégia. 

Isso porque, como já ressaltamos, a Indústria do Futuro consiste na integração de processos e pessoas. 

Alfabetização de dados

Na indústria 4.0, os dados também são muito valiosos. Por meio da alfabetização , os colaboradores de todos os departamentos serão capazes de ler, escrever e obter insights destes dados. 

As empresas precisam contar com funcionários que tenham capacidade de extrair e gerar valores dos dados, a fim de obter mais informações acionáveis e tomar melhores decisões de negócios.  

Olhar técnico

O profissional da Indústria do Futuro precisa ter uma visão sistêmica dos processos para enxergar além do óbvio e encontrar soluções inovadoras para os problemas recorrentes. 

Flexibilidade

A manutenção preditiva elimina falhas inesperadas, mas não evita imprevistos. Portanto, é imprescindível que os profissionais que tratam de situações inusitadas trabalhem em uma operação flexível. 

Isso pode ser alcançado com a criação de novas funções para cargos já existentes, o que ajuda a desenvolver novas habilidades e, com o apoio da tecnologia, reformular o papel de cada colaborador dentro da empresa. 

Além disso, haja vista que a automação precisa de uma mente humana por trás dela, é preciso contar com uma equipe criativa e inovadora, pois a criatividade é um dos elementos essenciais para as fábricas do futuro.  

O trabalho está definitivamente mudando e as fábricas inteligentes desempenham um papel fundamental nessa jornada. Para aproveitar as oportunidades, as empresas precisam se preparar para se tornar uma Indústria do Futuro. 

Confira as tendências da Indústria do Futuro:

  1. Visão 360°

Novas ferramentas permitem que as empresas criem e testem situações no mundo virtual, para simular o processo de design e a linha de montagem antes que um produto real seja criado. Simular a fase de criação do produto ajuda a reduzir o tempo de fabricação e garantir que o produto seja entregue de acordo com o tempo determinado. 

Isso permite acesso remoto. Por exemplo, um engenheiro em outro país pode consultar a equipe no Brasil sobre um problema técnico e receber feedback em tempo real por meio de óculos de realidade virtual (VR). Isso agiliza a resolução de problemas e reduz significativamente os custos de viagens.

  1. Impressão 3D

Outra marca no mundo da manufatura é a impressão 3D, que permite a criação contínua de produtos tangíveis, usando uma única máquina. Esta é uma mudança fundamental, porque oferece muito mais possibilidades para projetar produtos. 

  1. Automação

Este é outro aspecto vital da Indústria do Futuro. A automação permite um nível de precisão e produtividade além da capacidade humana – mesmo em ambientes que seriam considerados inseguros para os colaboradores. 

  1. Computação na nuvem

Por meio da computação na nuvem, é possível utilizar diversos sensores na empresa, que podem realizar tarefas como converter dados em diferentes unidades de medida, comunicar-se com outras máquinas, registrar estatísticas e feedback, entre outras tarefas. Com apoio da Internet das Coisas (IoT), as empresas podem rastrear e analisar o progresso da produção, consolidar salas de controle e criar modelos de manutenção preditiva.

  1. Robótica industrial

Apesar de haver desafios pela frente, a maior parte da automação é usada para trabalhos que seriam considerados inseguros ou impossíveis para as pessoas realizarem. Isso torna os robôs um complemento importante. Entretanto, a robótica não substitui os humanos, pois é preciso contar com eles para gerenciar a robótica, conduzir novas operações, programá-las e mantê-las ativas. 

Essas novas tendências mostram oportunidades para as indústrias elevarem suas produções e, logo, a receita dos negócios. 

Por meio dos avanços tecnológicos, as fábricas podem responder às tendências, superar os desafios operacionais, como manutenção de equipamentos e tempo de inatividade da fábrica, entrar em novos mercados e entregar produtos de alta qualidade.

Neste contexto, um sistema integrado de gestão empresarial avançado é essencial para se tornar uma Indústria do Futuro e a melhor solução é o SAP Business ONE (SAP B1). Entenda o porquê: 

O SAP B1 é ideal para gerir, controlar e desenvolver empresas que buscam o crescimento de forma inteligente e competitiva, proporcionando visão global da gestão corporativa, integração de todos os setores da empresa, insights em tempo real, além de economia e facilidade na implantação de cada projeto.

Ele possui diferentes funcionalidades que potencializam a operação das empresas, como:

 

  • Criação de previsão e pedido de vendas.
  • Integração entre organizações com diferentes padrões de arquivo.
  • Visibilidade em tempo real das transações.
  • Melhor visibilidade aos fornecedores para cumprimento das demandas.
  • Planejamento e redução do prazo de atendimento.
  • Ordem de produção.
  • Métodos de análise.
  • Transferências automáticas entre depósitos.
  • Automação de processos.
  • Assistente de criação de ficha de análise. 

 

O SAP Business One também possui um conjunto de funcionalidades que auxiliam as empresas a solucionarem demandas do cotidiano, como ajudar equipes de compras e planejadores de produção a programar e gerenciar materiais facilmente. 

Além disso, o software aprimora o gerenciamento de estoque por meio de um sistema avançado de rastreamento de depósito e otimiza os processos para garantir que os níveis dos itens sejam sempre favoráveis ​​e que os itens sejam alternados corretamente. 

Com painéis robustos, o SAP B1 também inclui consultas flexíveis e recursos de análise, permitindo aos usuários mergulhar mais fundo em seus dados e obter mais insights. Trata-se de uma solução ideal para empresas que desejam se tornar mais inteligentes e atender às novas demandas. 

Como a Uppertools pode te ajudar

A Uppertools, especialista em soluções ERP de alta qualidade, conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as organizações que alimentam esta cadeia produtiva.

Somos parceiros da SAP no Brasil e nosso time de profissionais está preparado para auxiliar as indústrias a gerar mais resultados positivos, aumentar a inteligência e agilidade.

Conheça mais sobre a Uppertools e as soluções SAP B1 e descubra como se tornar uma Indústria do Futuro.