Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Indústria de transformação: conheça esse setor industrial

Grande parte do que consumimos está diretamente ligado à indústria de transformação. Isso inclui desde alimentos industrializados a medicamentos, passando por utensílios diários até grandes máquinas e equipamentos. Ou seja, itens de consumo B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).

Por sua ampla abrangência, seus resultados impactam toda a economia. Se a indústria de transformação vai bem, a economia acompanha. Por outro lado, se este setor industrial não performa positivamente, os resultados para a economia também são negativos. Continue a leitura e saiba mais sobre este segmento da indústria.

A indústria de transformação está presente no dia a dia de muitas pessoas. Ela é responsável por produzir a maior parte dos produtos que conhecemos e consumimos, já que transforma a matéria-prima em produto final, ou intermediário, e engloba uma série de atividades.

De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), são 23 tipos de materiais que este setor industrial pode entregar, incluindo “produtos diversos”, o que amplia ainda mais o leque de itens a serem considerados nesta subcategoria. Em suma, entende-se que todo produto que passe pelo processo de “transformação” – modificação física, química ou biológica – pode ser parte deste tipo de indústria.

Os exemplos são os mais diversos possíveis, incluindo o trabalho artesanal, a transição do aço para o automóvel e da lã para o sapatinho de bebê.

Subcategorias da indústria de transformação

A indústria de transformação pode ser subdividida em 3 categorias:

Indústrias de bens de produção (indústria de base) – são aquelas que transformam elementos provenientes da extração mineral em insumos para outras indústrias que fabricam o produto final ou intermediário. Ex.: metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímicas.

Indústrias de bens de capital (intermediárias) – são aquelas que se dedicam a fabricar máquinas e equipamentos, peças, componentes e suprimentos para outras indústrias.

Indústrias de bens de consumo – são aquelas que entregam a maioria dos produtos que consumimos no cotidiano. Ex.: alimentos, bebidas, móveis, papel, produtos químicos etc.

 

A indústria de transformação no Brasil

Podemos dizer que o Brasil não é um país muito reconhecido pelo tamanho e força de sua indústria, e essa questão já é histórica. Porém, 1973 foi um ano marcante, quando o setor cresceu e impactou positivamente o Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Desde então, a indústria segue um padrão de altos e baixos, guiado pela economia do país e influências do mercado internacional.

Nos últimos anos, o país perdeu muitas empresas do segmento, devido à concorrência e aos altos custos da produção chinesa e de importação, tanto de bens de consumo como de insumos para este setor industrial. A crise econômica, provocada pelo coronavírus, também impactou o setor, e muitas companhias tiveram que fechar as portas, refletindo no aumento do número de desempregados.

Indústrias voltam a investir em máquinas e equipamentos

O cenário pandêmico que estamos vivendo só impulsionou positivamente a indústria farmacêutica e de alimentos, resultado da busca das pessoas pela imunidade diante da doença. A boa notícia é que dados do setor, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Indicador de Comércio Exterior (Icomex), mostram que indústrias, em 2021, voltaram a investir na aquisição de novas máquinas e equipamentos,  que abastecem outros segmentos e setores, na expectativa da retomada da economia pós-vacina.

Segundo o levantamento, a indústria de transformação teve uma variação positiva de 1,4% em março de 2021, comparado com o mês anterior e de acordo com o Portal da Indústria, todos os setores industriais tiveram crescimento em maio de 2021. A geração de emprego, por exemplo, aumentou 0,3% em relação a abril. O crescimento é pequeno e lento, mas não deixa de ser uma reação.

Principais desafios da indústria de transformação

Diversos são os desafios da indústria de transformação no país, mas vamos listar os 5 principais, que são:

 

1. Queda no consumo – a desvalorização do real diante do dólar e do euro, além da inflação, tem impactado negativamente a indústria de transformação. Com menos dinheiro, as pessoas consomem menos. Com menos compra, diminui a atividade industrial e é gerado mais desemprego.

2. Tributação elevada – a carga tributária no país é muito elevada, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a indústria de transformação chega a alcançar uma carga de 46,2%.

3. Financeirização da economia – muitos investidores voltaram a sua atenção para os mercados financeiros e de crédito.

4. Transferência de plantas industriais – visando reduzir custos, muitos estão transferindo suas plantas industriais para outros estados e países.

  • São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados que mais perderam plantas fabris.
  • Pará se destacou com a chegada de mais indústrias extrativistas.
  • Santa Catarina alcançou o posto de maior polo da indústria de transformação do vestuário.
  • Mato Grosso do Sul avançou da 14ª para a 3º colocação no ranking de maiores estados produtores do setor de celulose e papel.

5. Controlar processos, qualidade e produtividade – para manter os diversos processos que fazem parte da rotina deste setor industrial sob controle, é preciso ter uma gestão de produção industrial focada em resultados, com pessoas especializadas e tecnologias avançadas.

 

Focando neste último desafio, a Uppertools é parceira da SAP no Brasil e comercializa, dentre outras soluções, o ERP SAP Business One. Trata-se de um sistema de gestão avançado que integra todas as áreas em uma plataforma simplificada. Saiba mais como a Uppertools pode ajudar a sua empresa a enfrentar esse desafio.

Como a Uppertools pode ajudar a sua empresa

A Uppertools é especialista em soluções ERP de alta qualidade e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias. Somos parceiros da SAP no Brasil e nosso time de especialistas está pronto para entender e solucionar qualquer desafio para a melhor gestão das empresas.

Entre em contato conosco e garanta o auxílio que uma solução integrada pode oferecer a sua empresa e fazer com que os resultados positivos sejam colhidos com ainda mais frequência, inteligência e agilidade.

Conecte-se com o time da Uppertools.