Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Importância da tecnologia e da indústria química no Agro

Um dos setores mais prósperos do Brasil é o agronegócio. Afinal, no último ano, ele representou um quarto do PIB brasileiro de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ao seu lado está a indústria química, que produz para o agronegócio insumos como agrotóxicos e fertilizantes, que auxiliam no combate às pragas e no crescimento das mais variadas culturas.

Quando olhamos diretamente para o setor, é possível enxergar com mais clareza o quão importante é a agricultura para a economia nacional. De acordo com o 12º levantamento de grãos, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e confirmado pelo governo federal, a safra de grãos 2019/20 alcançou 257,8 milhões de toneladas, portanto, houve um aumento de 11% em comparação ao último ciclo.

 

Indústria química e insumos para o agronegócio

Caminhando em parceria para o desenvolvimento, essas duas indústrias se complementam em cada cultura. Afinal, quando olhamos para os materiais utilizados pelo agro, podemos observar um grande volume de itens produzidos pelas indústrias químicas.

Um deles é o mineral, importante para o desenvolvimento de diversos produtos que estão ligados ao setor, como agrotóxicos, fertilizantes, matérias para tratamento de sementes, entre outros produtos que auxiliam na produção de diversas plantações.

Além disso, as companhias químicas trabalham em parcerias com os agricultores, para entender quais são as grandes necessidades para cada cultura, já que o material utilizado em hortaliças, por exemplo, é diferente daquele que será utilizado em grãos.

 

Como a transformação digital está impactando o agronegócio

Todo esse crescimento, em parceria com a indústria química, traz uma grande abertura para investimentos em novas tecnologias, ainda mais quando pensamos na constante transformação digital que acontece diariamente com a invenção de produtos, soluções e a melhoria das redes de internet banda larga nas fazendas brasileiras.

Em um mundo cada vez mais conectado, não existem mais fronteiras ou setores que não contam com a oportunidade de adotar as inovações digitais. No agronegócio, ela já está presente e auxiliando diariamente os agricultores em diversos processos.

Em relação aos equipamentos, é possível observar a presença de drones e de maquinários, que possuem conexão e disponibilizam informações sobre clima, estado atual do solo e controle de possíveis pragas que possam acometer aquela cultura.

Esse monitoramento em tempo real é de extrema importância para detectar possíveis necessidades ou pontos críticos que, se não manejados de maneira correta, podem acarretar grandes perdas na colheita. Ou seja, ter a tecnologia como aliada tornou-se essencial.

Analytics no agronegócio

Ainda olhando as tecnologias que podem ser utilizadas, a análise de dados é fundamental para proporcionar a melhor visão de como está o desenvolvimento. Afinal, ela tem a capacidade de coletar, estruturar, analisar e visualizar todos os dados para uma melhor decisão.

Essa coleta digital de informações já alcançou até mesmo as grandes companhias, que utilizam os dados coletados para o desenvolvimento de novas moléculas de agrotóxicos e, assim, evoluir ainda mais no produto que será utilizado.

 

Bioinsumos ganham destaque na agricultura 

Outra tecnologia utilizada para melhorar os resultados está associada aos insumos biológicos, também conhecidos como bioinsumos. De acordo com o decreto Nº 10.375, qualquer produto ou tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinado(a) para uso na produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários, é classificado como bioinsumo.

Além de ter a sua classificação detalhada, este item conta com um grande parceiro: o Programa Nacional de Bioinsumos, que foi lançado no último ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para incentivar e fortalecer o setor, possibilitando uma maior oferta de produtos no mercado.

Neste momento, a indústria química e sua base em pesquisas, se torna grande auxiliadora para encontrar quais microrganismos podem ser utilizados para melhorar ainda mais a plantação do agricultor.

 

Tecnologia de gestão pode transformar ainda mais o agronegócio

Com tantas novidades, que vão desde os diversos dispositivos tecnológicos que entram na definição de Internet das Coisas (IoT) até o defensivo agrícola utilizado para auxiliar no combate às pragas e crescimento das plantações, é fundamental ter uma correta gestão de todos os processos.

Por isso, neste momento, o software de gestão empresarial (ERP), como o SAP Business One, torna-se uma excelente solução diária para ajudar o agricultor a colher as melhores informações e, assim, decidir qual caminho deve ser seguido para manter o bom momento do setor.

Além de proporcionar maior governança ao negócio e na administração da propriedade, o campo ganha com a tecnologia. Afinal, com cada atividade monitorada, é possível, até mesmo, ter uma previsão do quanto aquela safra renderá para o produtor. 

 

Como a Uppertools pode te ajudar

A Uppertools, especialista em soluções ERP de alta qualidade, conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas do agronegócio, independentemente do seu setor de atuação. Parceira da SAP no Brasil, a empresa fornece o SAP B1 e é a fabricante da suíte certificada BR One.

Com a ferramenta da SAP, os agricultores ganharão, além de maior conhecimento sobre a sua própria produção, novos caminhos para encontrar os melhores resultados, seja com a utilização de agrotóxicos, bioinsumos ou outras tecnologias, como drones, e a necessidade de adquirir novos maquinários no tempo correto.

Nosso time de profissionais está preparado para auxiliar no gerenciamento de gestão e nos desafios diários para, assim, fazer com que os resultados positivos sejam colhidos com ainda mais frequência, gerar um aumento em inteligência, agilidade e garantir que o agricultor conquiste ainda mais destaque no setor e continue com o crescimento saudável é fundamental para o dia a dia de todos.

Conheça mais sobre a Uppertools e as soluções SAP B1 e BR One em: https://www.uppertools.com.br/