Hora de levar sua PME às nuvens!

StreamWork, uma nova forma de trabalhar
29 de outubro de 2012
Radiografia de um trabalhador móvel em 2013
30 de outubro de 2012

Quer elevar o nível de sua empresa e colocá-la, literalmente, nas nuvens? Hoje em dia trabalhar com a nuvem é algo que as PMEs devem levar em consideração na hora de guardar sua informação com segurança. 

Segundo um estudo feito pela North Bridge Venture Partners, 50% das empresas consultadas confiam cada dia mais nas soluções que se encontram na nuvem e se veem em posição de vantagem frente a seus concorrentes. Analistas afirmam que para 2014, o mercado mundial da nuvem representará um negócio de mais de US$ 9,5 milhões de dólares e um crescimento anual de 88%.

Uma das grandes vantagens apontadas sobre este recurso é que a empresa que contar com poucos funcionários poderá pagar apenas pelo número de usuários ou pela duração do

contrato, sem precisar pagar um alto custo.

Com a nuvem, podemos considerar 3 chaves de relevância na sua utilização.

1) A nuvem se ajusta facilmente às exigências de segurança: alguns setores são mais estritos quanto às condições de segurança em um determinado sistema, sobretudo se a empresa está envolvida no comércio eletrônico. É o caso do PayPal, que se utiliza de ferramentas terceirizadas e baseadas na nuvem.

2) A nuvem faz com que a segurança seja mais rentável: além dos custos em adquirir o software e hardware adequados, é preciso também gastar com manutenção e atualizações. Com a nuvem, este serviço já está incluído no contrato. 

3) A nuvem permite que você se foque nas atividades mais importantes da sua empresa: quando não se conta com o serviço especializado ou técnicos com o devido conhecimento, a nuvem possibilita manter a segurança da informação, com problemas elétricos ou ataques informáticos de baixa probabilidade. Assim a empresa está livre de preocupações em assuntos tecnólogicos que estão além de seus conhecimentos e foca naquilo que realmente é importante para seu desenvolvimento. 

A SAP, cuja maioria dos clientes são PMEs, criou o SAP Business One OnDemand que permite às pequenas empresas obter os benefícios oferecidos por este software sem enfrentar a complexidade ou os custos inerentes a uma implementação local.

Fonte:  http://blogs.sap.com/brazil/cloud-computing/hora-de-levar-sua-pme-as-nuvens-01156