O Google deixará de disponibilizar gratuitamente seu sistema de ferramentas de produtividade para empresas, o Google Apps, para companhias de pequeno porte.
Segundo destaca a Reuters nesta quinta-feira, 06, a gigante das buscas anunciou que as empresas com equipes de dez ou menos pessoas terão que pagar US$ 50 por usuário ao ano para usar as aplicações.
O movimento marca a mais recente mudança nos aplicativos Google, que até 2011 estavam disponíveis sem cobranças para negócios deste porte.
O valor cobrado é o mesmo que as empresas de grande porte pagam para usar o Google Apps e suas aplicações, como e-mail, editor de texto, planilhas e apresentações.
Com a mudança, a empresa de Mountain View volta os olhos para a expansão de sua receita, até agora fortemente ancorada em seus serviços de publicidade.
Segundo destaca o Google em comunicado, a mudança para um sistema totalmente pago trará a todas as empresas um serviço mais consistente.
Clientes individuais ainda terão direito a usar produtos como o Gmail sem precisar pagar, disse o Google.
Além disso, as empresas que já usam a versão grátis poderão seguir usando sem pagar, embora não receberão os serviços adicionais incluídos na versão premium.
Mais de cinco milhões de negócios usam aplicativos do Google, disse a empresa no início deste ano, embora não tenha informado quantos usam a versão paga.
Fonte: http://www.baguete.com.br/noticias/07/12/2012/google-acaba-com-apps-gratis-para-empresas