As mudanças pelas quais nossa sociedade passou nas últimas décadas marcaram definitivamente nossa entrada na Era do Conhecimento, de maneira totalmente irreversível, inclusive no que se refere ao mercado e ao mundo corporativo.
Os colaboradores deixaram de ser vistos apenas como uma “engrenagem da máquina”, facilmente substituíveis e, atualmente, representam o maior valor que uma empresa possui: seu capital intelectual. Conhecimento é o grande diferencial, o que separa uma organização de sucesso de uma que fecha suas portas.
Dentro desse cenário, a vantagem competitiva de uma corporação só pode ser alcançada através de uma gestão do conhecimento eficiente e efetiva. Somente gerindo, conservando, disseminando, criando, combinando e aplicando o capital intelectual coletivo, através de estratégias acertadas, é possível criar soluções e inovações que mantenham a empresa forte no mercado extremamente dinâmico e competitivo de hoje.
Quer entender melhor a relação entre gestão do conhecimento e vantagem competitiva? Continue a leitura desse artigo e descubra!
Como a gestão do conhecimento pode desenvolver vantagem competitiva?
De maneira simples e direta, a gestão do conhecimento nada mais é do que o conjunto de estratégias empresariais voltadas à organização e ao gerenciamento do capital intelectual coletivo da corporação.
Organizar o conhecimento humano disponível dentro da empresa, de maneira que ele possa ser formalizado, armazenado e, principalmente, utilizado, é o seu principal objetivo. Mas como, afinal, isso gera vantagem competitiva?
Dentro do cenário empresarial atual, novo, complexo e repleto de desafios, o que garante a segurança na tomada de decisões e na apresentação de soluções efetivas, que garantam a sobrevivência da empresa, e mais do que isso, a tão buscada vantagem competitiva? Justamente a disponibilidade do maior número de informações e conhecimentos possível. E como isso pode ser viabilizado quando o capital intelectual está inacessível, disperso ou desorganizado?
Através de uma boa gestão do conhecimento, é possível organizar o conhecimento humano de forma que ele possa ser utilizado de maneira inteligente, gerando valor para a organização, e aumentando seu desempenho no mercado.
E como se faz uma boa gestão do conhecimento? Confira abaixo, algumas medidas eficazes:
Criação de ambientes de aprendizado
Através da criação de ambientes de aprendizado dentro da corporação, possibilita-se a troca de informações entre os colaboradores, enriquecendo assim o capital intelectual. Esses ambientes são capazes de criar um ciclo de colaboração entre todos, promovendo o surgimento de ideias e soluções inovadoras.
Estabelecimento de uma Universidade Corporativa
Através da criação de programas ou ambientes que ofereçam treinamentos e capacitação aos colaboradores, é possível estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos. Isso, além de contribuir positivamente para a corporação, é uma maneira eficaz de aumentar a produtividade e reter talentos.
Utilização da tecnologia
As estratégias de gestão de conhecimento desenvolvidas tem que ser organizadas e apoiadas de alguma maneira. E nada mais eficaz nesse sentido do que a utilização da tecnologia. Através de ferramentas tecnológicas, é possível mapear processos internos da empresa, proporcionando aos colaboradores e gestores uma visão integral da mesma e seus mecanismos, aumentando a eficiência e diminuindo os custos.
Em suma, o conhecimento, quando bem gestionado, é um gerador de riquezas e um fator fundamental para manter a vantagem competitiva de qualquer corporação!
Ficou clara a relação entre gestão do conhecimento e vantagem competitiva? Como você a utiliza em favor de sua empresa? Conte pra gente nos comentários!