Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Gestão de Insumos: conheça a importância e as melhores estratégias

A gestão de insumos quando usada de forma estratégica, facilita e agiliza diversos processos dentro de uma indústria!

Atualmente o mercado está extremamente volátil e preços podem mudar, o que altera drasticamente a cadeia de produção, impactando até mesmo o consumidor final.

Em outras palavras, o investimento em boas práticas na gestão de insumos se torna essencial.

E claro que isso só se torna possível quando existe um planejamento eficiente ao lado de medidas estratégicas!

Afinal de contas, se existe matéria-prima disponível e bem administrada, fica garantida a continuidade dos processos de produção no negócio. E tudo isso que estamos abordando, está ligado aos resultados e lucros.

Neste artigo você vai conhecer as boas práticas que citamos acima para ter um ótimo gerenciamento de insumos.

Por que é tão importante adotar a gestão de insumos?

Quando uma empresa desenvolve uma gestão eficaz de insumos, fica simples ter o controle total da linha de produção, desde a etapa de acompanhamento de pedido até a saída do produto!

Abaixo segue um exemplo do que acontece quando não se tem planejamento:

Quando falta matéria-prima, uma empresa não consegue se comprometer com os prazos de entregas que foram definidos, já que a produção fica travada.  Assim como, produzir além do necessário pode causar problemas na armazenagem, como perdas ou produtos ociosos no estoque.

Temos certeza de que você não gostaria de passar por isso, não é?

É por isso que você precisa investir numa gestão, já que ela aperfeiçoa o estoque, reduz custo e traz um previsibilidade produtiva mais assertiva.

Com um planejamento de insumos implementado, é possível ter monitoramento do índice geral de preços, acompanhamento dos seus fornecedores e concorrentes e o nível de urgência das atividades exercidas.

Com isso, é possível assegurar a lucratividade da companhia.

Descubra quais são os passos para criar uma estratégia assertiva para enriquecer sua gestão de insumos!

Estratégias que fazem parte da gestão de insumos

Ter o entendimento do porquê é importante a gestão de insumos te prepara para conhecer as estratégias! Conheça como adotar um planejamento.

  1. Crie um monitoramento na linha de produção

Para começar, é preciso ter a compreensão de como é o funcionamento da linha de produção da empresa e quais são as objeções no processo.

Essa validação traz ao gestor a identificação onde há falhas e desperdícios na empresa!

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a qualidade dos materiais que são utilizados e as quantidades que serão utilizadas durante o mês.

Para fazer esse mapeamento você pode usar o método manual, com a utilização de planilhas, contudo esse processo leva tempo e torna a ação mais complexa, pois aumenta a chance de erros por falha humana, como: inserir informações incorretas, falta de atualização e a segurança dos dados que podem gerar erros na produção!

Optar por um software que auxilie o gestor na criação e acompanhamento do seu modelo de negócio, contribui para o controle desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto final de maneira eficiente.

Desse modo, será possível analisar os dados dos insumos que são utilizados, e com base nisso, você cria um planejamento de compras de matérias primas adequado a empresa.

E para finalizarmos essa etapa, precisamos dizer que a maneira mais correta de fazer isso, é primeiramente conhecendo a empresa profundamente!

  1. Faça um planejamento assertivo

Uma boa gestão de matéria-prima está atrelada a um planejamento adequado conforme o perfil do negócio.

Seguindo essa linha, é preciso analisar os dados internos da empresa com o intuito de obter insights referente a demandas.

Ter uma tecnologia que ajude o gestor, pode contribuir para fazer a previsão correta da necessidade da empresa, gerando até um planejamento de contingência, caso fornecedores desistam da atividade ou ocorra alguma situação que impossibilite o abastecimento!

O segredo do sucesso de uma companhia é ter a visão e opções para mitigar os problemas que surgem.

Além disso, é necessário alavancar as oportunidades, utilizando estratégias de preços e promoções, baseado na oscilação da demanda.

Utilizar ferramentas que mostram em tempo real as perspectivas de venda e produção, é o melhor caminho para ter visibilidade do que está acontecendo de ponta a ponta!

Para organizar seu planejamento de produção, recomendamos a leitura do artigo, clique aqui!

  1. Seus fornecedores precisam ser confiáveis

O controle da segurança dos insumos é a base para garantir a qualidade do produto e evitar problemas que possam colocar em risco a saúde do consumidor. Para isso, é importante contar com métodos eficazes de aquisição de matéria-prima, como selecionar fornecedores confiáveis, verificar a origem dos insumos e estabelecer contratos claros e detalhados.

Segue o exemplo:

Uma empresa que possui a receita de R$10 bilhões requer uma avaliação frequente da sua capacidade produtiva, assim como uma previsão das variáveis (fornecedores), para transformar tudo em produtos finalizados.

Essas análises são traduzidas na lucratividade e que dependem das previsões de demanda e capacidade de produção.

Portanto, é necessário criar uma integração das informações entre setores e contar com parceiros confiáveis que prezam pela qualidade.

São os fornecedores que vão auxiliar a companhia na produção de materiais com a qualidade esperada pelos clientes.

A dica que temos é que o seu negócio tenha parceria com uma ou mais empresas que forneçam a mesma matéria-prima.

Além disso, a sua lista de fornecedores precisa conter informações como as condições de pagamento que serão aplicadas, a estimativa do tempo de entrega e principalmente a capacidade da demanda.

Isso contribui para que o gestor faça um plano que resolva qualquer dificuldade que aparecer no caminho.

  1. Desenvolva uma gestão impecável para estoque

Quando se possui organização de controle do estoque, assim como dos materiais que estão em uso pela produção, conseguimos categorizar a matéria-prima da seguinte forma:

  • Matéria-prima armazenada
  • Itens em confecção
  • Produtos acabados

Vale lembrar que pode ser interessante fazer o uso de técnicas gerenciais que promovem a economia de custos e a rentabilidade do negócio.

São controles iguais a esse que ajudam o gestor a garantir os níveis de qualidade dos produtos da companhia, a quantidade necessária para atender toda demanda dos clientes e a qualidade final dos produtos que o cliente recebe!

  1. Organize o seu estoque financeiro

Tanto a entrada quanto a saída de materiais, sejam para fins comerciais externos ou de produção, deve ser acompanhada de perto!

Essa rotina precisa ser por via de regra uma obrigação.

Cada movimentação que acontece na empresa, gera um registro contábil. E isso deve ser utilizado a favor da sua gestão, sendo necessário ter os registros de entrada e saída de estoque!

Dessa forma, todas as estatísticas sobre o que é produzido, vendido ou recebido estarão disponíveis para o gestor analisar.

  1. Conheça o seu público-alvo

Você sabe para quem é o seu produto? Consegue especificar o diferencial competitivo que ele tem?

É necessário ter essas respostas para saber quais são as expectativas do cliente em relação ao seu serviço, produto ou solução.

Por esse motivo é tão importante saber quem é o cliente ideal. Já que é improvável criar uma boa estratégia de sucesso sem ter o entendimento de quem são os seus próprios consumidores!

Depois desse passo, chega a hora de criar um planejamento tático para o seu negócio, não visando apenas o cliente, mas também sua demanda: quais são as condições de vendas mais atraentes? quais são os prazos que suprem a demanda?

É interessante criar dados que tenham relação com a logística, levando em conta o tamanho de requisições, volumes de venda, manuseio de carga, localização etc.

Automatize a gestão de insumos com a ajuda de um ERP

Com a atuação de um ERP como o SAP Business One, você consegue ter a integração das informações essenciais dos insumos, além da validação dos itens!

Utilizando a solução, você simplifica os procedimentos de compras, como por exemplo as solicitações de requisição, pedido de compras, criação de recibos de mercadoria e toda gestão de devolução.

Além de tudo, crie audições na gestão de compra, tenha flexibilidade para visualizar as trilhas de informações e administrar várias moedas.

São tantos benefícios que parece não ter fim, mas calma que ainda é só o começo!

Abaixo vamos listar as otimizações que ajudam o seu negócio na gestão de insumos:

  • Centralização dos processos de compras com detalhes numa interface efetiva
  • Visualização de saldos, contas e análises de compras
  • Sincronização em tempo real dos recebimentos de mercadorias e níveis de estoque disponíveis, facilitando a compra de insumos
  • Redução de custos e otimização da cadeia de produção
  • Administração de faturas de contas a pagar, cancelamentos e notas de crédito

O SAP Business One é fundamental para a gestão de insumos. Além de criar otimizações em operações, a ferramenta possibilita acompanhar em tempo real dados e informações importantes para manter a empresa sempre gerando retornos!

Conheça o SAP Business One e descubra como ele pode otimizar a gestão de insumos do seu negócio. Converse com nossos especialistas sobre esse poderoso ERP.

Uppertools

A Uppertools, parceira da SAP, atua há mais de uma década no desenvolvimento de tecnologias e soluções inteligentes de gestão empresarial (SAP Business One e BR One), estando preparada para atender a todos os desafios necessários para a transformação digital.

Nossos clientes recebem as melhores soluções de software de gestão para auxiliá-los no dia a dia de suas operações, otimizando processos, aumentando a produtividade e, através de ferramentas analíticas, ter mais assertividade nas tomadas de decisão.

Venha se tornar o nosso próximo Caso de Sucesso!