Entenda a relação entre gestão de estoque e a gestão financeira

gestão de estoque
MRP: o que é e como ele é importante para a previsão da demanda?
28 de junho de 2016
A Cultura Organizacional e seu impacto na produtividade da sua empresa
27 de setembro de 2016
gestao de estoque

Quando falamos em gestão de negócios, nem todos os empreendedores têm certeza se devem contratar um sistema de gestão de estoque.

A gestão de estoque tem influência direta sobre a gestão financeira de uma corporação, já que o primeiro consegue otimizar toda a linha de trabalho, proporcionando melhor integração entre os setores e também a redução nas falhas ocasionadas na emissão de notas fiscais e no envio e recebimento de produtos.

Relação entre gestão de estoque e gestão financeira

Muitos empreendedores não entendem como as duas áreas podem se relacionar, mas essa ligação é bem simples. Vamos imaginar que a movimentação no estoque está cada dia maior, mas a área de compras não adquire todos os materiais necessários para finalizar um produto ou entregar uma manufatura.

Essa movimentação é o que transforma gestão de estoque e gestão financeira em áreas que podem se ajudar. A integração evita que itens desnecessários sejam comprados ou que faltem peças imprescindíveis para sua empresa entregar os produtos que vende.

O mais comum é ter um programa de gestão de estoque que interaja com outros setores da empresa, a fim de evitar prejuízos financeiros.

A relação com o fluxo de caixa pode ser mais eficaz do que você imagina. Um exemplo: você precisa ter maior controle sobre os produtos e as datas de validade, certo?

Pois bem, já existe software capaz de registrar a data de validade de todos os produtos presentes no estoque e organizar seu processo para que esses sejam usados antes do prazo, ou descartados se a data já tiver se esgotado.

Benefícios da gestão de estoque

Maior produtividade

Quando você consegue melhorar a gestão de estoque em sua empresa e realizar as compras necessárias para fabricar seus produtos, a produtividade também aumenta, o que acaba influenciando seus lucros. Isso porque essa otimização evita perda de tempo na espera de materiais inexistentes ou na promessa de uma venda que não pode ser efetivada.

Fácil visualização de relatórios

Um software financeiro é de baixo custo, fácil uso e também muito intuitivo, além de permitir que você faça gráficos mais realistas e que o ajudem a tomar decisões. Também é possível gerar relatórios e gráficos para apresentar em reuniões e treinamentos de equipe e instruir melhor o grupo sobre os resultados da empresa.

Armazenamento de dados com segurança

Os softwares normalmente possibilitam que você faça uma cópia na nuvem, com a segurança necessária para a sua empresa. Também permitem que você defina quais dados são públicos e quais podem ser acessados por meio de cadastro, além de criar backups automáticos, que mantêm em segurança as informações sobre a sua empresa, mesmo que sofra algum problema técnico, como queda de energia ou queima de equipamento.

Trata-se de algo fundamental, afinal, segurança é a principal característica de uma boa empresa.

Se quiser saber qual o momento certo para implantar um software de gestão em sua empresa, confira nosso post sobre o assunto.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o setor ou ficou com alguma dúvida sobre a gestão de seu negócio? Comente abaixo para que possamos ajudar!