Gestão de equipes remotas: as melhores práticas para o sucesso

Como se reinventar na quarentena e garantir a sobrevivência da empresa
9 de junho de 2020
business intelligence
Business Intelligence: como funciona a análise de dados na prática?
18 de agosto de 2020
Gestão de Equipes Remotas

Gestão de Equipes Remotas

O relacionamento com os colaboradores de um negócio no dia a dia de trabalho não é algo simples de ser mantido. Lidar com as diferenças inerentes de cada um é um grande desafio que precisa ser enfrentado por gestores e empresários. Isso é atenuado quando observamos a gestão de equipes remotas.

Além de todas essas dificuldades, ainda existe o fator limitante da distância, que dificulta o gerenciamento de pessoas por parte de muitos empresários.

Entretanto, há algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir esses impactos.

Neste artigo, mostraremos algumas práticas e ferramentas eficientes para o gerenciamento de equipes remotas. Acompanhe!

Estabeleça um plano de trabalho

O primeiro passo é estabelecer um plano de trabalho claro e possível de ser executado remotamente. Muitos dos problemas, como falta de produtividade, foco e qualidade nesse regime de rotina, são gerados pela ausência de um cronograma diário de atividades que o colaborador precisa desenvolver.

Esse plano de trabalho precisa ser claro e conter todas as atribuições para o dia, bem como os prazos de entrega de cada tarefa.

Defina metas e objetivos claros

Pessoas que trabalham remotamente, geralmente, têm mais liberdade e flexibilidade em sua rotina diária. Para alguns trabalhadores, isso pode minar totalmente a sua produtividade. Para resolver esse problema, além de definir um plano de trabalho adequado para eles, também é relevante determinar metas e objetivos que precisam ser atingidos.

Isso também auxiliará na montagem de uma rotina de trabalho focada em resultados, facilitando a gestão de tempo por parte do próprio colaborador.

Invista em uma boa comunicação

Também é importante investir em comunicação de qualidade. O trabalho remoto exige reuniões frequentes e ferramentas que possibilitem a troca de informações entre os demais colaboradores e os próprios gestores da empresa.

Nesse sentido, é crucial que você disponha de instrumentos que favoreçam essa integração, facilitando o envio de mensagens, ligações instantâneas ou a transmissão de arquivos. Os problemas na comunicação em trabalhos remotos é um dos principais motivos que gera o fracasso nesse regime de horários. Por isso, vale a pena investir nessas tecnologias.

Utilize ferramentas tecnológicas de qualidade

Por fim, chegamos à necessidade de utilização de ferramentas tecnológicas de qualidade. Muitas, inclusive, são utilizadas na comunicação entre colaborador e empresa. Entretanto, outras devem compor o seu “arsenal”, para garantir a perfeita execução das atividades de cada um dos colaboradores.

Essas ferramentas controlam a produtividade e o trabalho dos trabalhadores no momento em que seus superiores não estão presentes, garantindo que a qualidade seja mantida mesmo nos trabalhos remotos.

Além disso, algumas ferramentas de reuniões online, transmissão de documentos e certificados para garantir a integridade de dados são essenciais no trabalho remoto, especialmente neste período em que testemunhamos o crescimento avassalador de empresas que atuam em home office.

Por fim, é importante que o empresário tenha em mente que a gestão de equipes remotas demanda investimento. Se fizer isso de forma adequada, sua empresa será beneficiada com todas as vantagens que esse processo pode proporcionar.

Gostou dessas informações? Então, assine nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos de extremo valor como o que acabou de ler.