Como o SAP Business One pode auxiliar na gestão de compras?

O que é Economia Circular e Manufatura Limpa? Entenda aqui
17 de dezembro de 2020
Planejamento de produção: qual é a sua importância e como elaborá-lo?
7 de janeiro de 2021

A gestão de compras é um processo que favorece em muito a saúde financeira de uma empresa. Quando as aquisições para composição de estoques, matéria prima e demais itens e produtos acontecem de forma desordenada, é muito provável que a sua empresa tenha prejuízos com esse processo.

Nesse sentido, a gestão de compras é essencial para garantir a continuidade da empresa. Otimizá-la contribuirá consideravelmente para a melhoria na gestão do setor.

Neste artigo, mostraremos como a gestão de compras pode ser otimizada com o SAP Business One. Continue a leitura para saber mais!

Como otimizar a gestão de compras?

A seguir, mostraremos quais processos devem ser observados na hora de otimizar a gestão de compras do seu negócio utilizando o SAP Business One. Confira!

Histórico de preços

O primeiro ponto que contribui para a gestão de compras é o histórico dos últimos preços praticados em determinados produtos. Isso significa que você deve avaliar, pelas últimas compras, os valores que foram cobrados por seus fornecedores.

O grande problema, no entanto, é a dificuldade de encontrar essa informação, especialmente, para quem não utiliza nenhum tipo de sistema para gerenciar as suas compras.

Utilizando o SAP Business One, por exemplo, você será capaz de ter um histórico dos últimos preços, facilitando a pesquisa para encontrar fornecedores que praticam esses mesmos valores.

Pontuação de fornecedores

Ter bons fornecedores é essencial para garantir uma boa gestão de compras. Empresas parceiras precisam estar alinhadas com os objetivos do seu negócio. Assim, é interessante contar com um sistema capaz de pontuar os seus fornecedores.

Isso auxiliará bastante na hora de escolher quem fornecerá determinados produtos ou serviços para o seu negócio, selecionando aqueles que têm o melhor preço, condições de pagamento e, principalmente, que cumprem os prazos de entrega.

Você deve sempre manter um bom relacionamento com seus fornecedores e, de preferência, pré-selecionar várias empresas para fornecer um mesmo produto. Isso facilitará em muito na hora de fazer as consultas de preços. Além disso, ter vários parceiros ao seu lado evitará que a sua empresa fique desabastecida em determinados momentos.

Negociação

Utilizar um bom sistema de gestão de compras também otimizará o processo de negociação com seus fornecedores. Em muitos casos, negociar pode ser algo bastante complexo. Afinal, nem sempre é possível encontrar fornecedores abertos a oferecer descontos ou condições de pagamento.

Nesse caso, mais uma vez, é interessante a utilização da pontuação de fornecedores. Isso elimina um grande tempo que seria gasto em negociações infrutíferas com quem não poderá oferecer uma boa condição para a sua empresa.

O SAP Business One fornece toda a informação de que você precisa para negociar com seus fornecedores, garantindo sempre o melhor preço, prazos de entrega e condições de pagamento.

Controle de prazos

Outro processo que tem por objetivo a otimização de estoque é o controle prazos de entrega dos seus fornecedores. Não há nada mais prejudicial para o setor de vendas que fechar acordos comerciais e perceber que a empresa não é capaz de suprir a necessidade de um cliente.

Nesse sentido, controlar prazos é fundamental para evitar que sua empresa fique desamparada frente alguma necessidade.

Controle de entradas

O controle de entregas e entradas também é algo que otimiza a gestão de compras do seu negócio e que pode ser feito utilizando o SAP Business One. Esse processo deve estar muito bem alinhado com o próprio setor de compras e estoque.

A aquisição de produtos e insumos sem analisar o controle de entradas pode ser um grande problema para a empresa. Sem essa visão, é possível que o setor faça compras de itens que já estão estocados, por exemplo.

Quando isso acontece, você corre o sério risco de ver produtos ou insumos se deteriorarem dentro do seu próprio estoque, gerando prejuízos imensos, o que interfere diretamente na saúde financeira da sua empresa.

Gestão de compras amarrado ao MRP

Um dos processos essenciais para a gestão de compras de uma empresa é a utilização do Material Requeirement Planning (MRP). Basicamente, esse é um sistema que reúne informações levantadas para a criação da rotina de compras e produção de forma orgânica — ou seja, mesmo que a empresa tenha recursos em excesso ou escassez.

Para fazer esse planejamento com eficiência e de modo a oferecer benefícios reais para a empresa, é necessário avaliar 3 fatores básicos. São eles:

  • demanda: quantidade vendida de um produto, bem como suas previsões de vendas em determinados períodos;
  • lista de materiais: itens necessários para produzir os itens comercializados pela empresa;
  • saldo de estoque: quantidade de um produto e de cada um dos materiais estocados.

Esse sistema estipula uma quantidade mínima de estoque para garantir a segurança das suas operações, reduzindo a quantidade de perdas ou excesso de produtos e auxiliando consideravelmente na decisão de compras para compor o estoque. Portanto, é essencial que você tenha um sistema capaz de fornecer todos esses dados para a elaboração desse processo.

Como adquirir o SAP Business One?

A Uppertools, é uma parceira da SAP, há mais de 14 anos no mercado, oferecendo o que existe de mais avançado em soluções de gestão empresarial: o SAP Business One.

A Uppertools também desenvolveu a suíte BR One, um solução homologada pela SAP, concebida para expandir ainda mais as funcionalidades do SAP Business One de acordo com às necessidades do cliente.

A Uppertools conta com um time de consultores especializados e certificados em SAP Business One e em BR One, entregando projetos com alto nível de qualidade, de acordo com as melhores práticas de negócio, além de possuir um time de serviços e de suporte com um nível elevado de satisfação dos atendimentos. Estes profissionais estão preparados para apoiar o negócio do cliente no uso da solução, levando inovação e indicando melhorias para a sustentação da sua operação nas tecnologias já citadas.

Por fim, podemos concluir que a gestão de compras é um processo fundamental para garantir a saúde financeira de um negócio, bem como seu crescimento e desenvolvimento. Utilizando sistemas como o SAP Business One, é possível otimizar ainda mais essa área, agregando benefícios imensuráveis à empresa.

Gostou deste artigo? Então, deixe um comentário com a sua dúvida ou dicas para quem quer saber mais sobre o tema!