O movimento de fusões e aquisições entre empresas de internet mais do que dobrou no intervalo de um ano, crescendo 124% de 2011 para 2012. Conforme pesquisa divulgada nesta sexta-feira (08/02) pela KPMG, foram 56 operações, contra 25 do ano anterior.
Segundo comunicado, companhias conhecidas como “pontocom” representaram o terceiro segmento com maior incidência de concentrações no período, em um universo de 43 segmentos de negócios avaliados.
“O destaque fica no investimento das empresas estrangeiras comprando empresas brasileiras, que representaram 55,3% das operações (31 transações desse tipo)”, diz o material de divulgação. No caso de empresas brasileiras adquirindo companhias do exterior, foram duas ocorrências. Sobre estrangeiros comprando de estrangeiros participação em empresas brasileiras, o total verificado foram dez situações.
Trimestre
As empresas de internet e companhias em geral fizeram menos movimentos de fusões e aquisições nos últimos três meses do ano. conforme a consultoria, foram 9 operações entre outubro e dezembro, contra 19 no trimestre anterior, 15 entre abril e junho e 13 no primeiro trimestre do ano passado.
“Porém, o resultado do último trimestre de 2012 ainda esteve acima dos números de outubro a dezembro de 2011, pois tivemos três transações a mais nessa comparação (9 contra 6, respectivamente)”, contou o estudo.
Fonte: http://crn.itweb.com.br/41011/fusoes-entre-empresas-de-internet-mais-que-dobram-em-2012/