Quais são os métodos e ferramentas da gestão da qualidade da indústria 4.0?

Principais tecnologias da indústria 4.0
Veja 4 principais tecnologias da indústria 4.0!
16 de setembro de 2019
Gestão da Inovação
Gestão da inovação: o que é preciso saber sobre o tema?
2 de março de 2020
métodos e ferramentas da gestão

A transformação causada pela indústria 4.0 está mudando todos os aspectos do setor. No caso das ferramentas da gestão da qualidade, as mudanças dessa tendência trarão mais dados para gestores trabalharem. Isso dá as bases para manter a cadeia operacional com performance uniforme. Além disso, amplia o grau de inovação e flexibilidade interno.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre como as ferramentas da gestão da qualidade poderão ajudar a sua empresa a lucrar mais na indústria 4.0 continue a leitura!

O que é a indústria 4.0?

Também chamada de quarta revolução industrial, a indústria 4.0 pode ser vista como uma nova geração de empresas que trabalham no setor industrial. Ela é pautada pela maior integração da tecnologia e do alto nível de automação. Além disso, é conhecida por ter rotinas movidas a dados e tomadas de decisão mais flexíveis.

Como a indústria 4.0 mudará a economia nacional?

A economia brasileira é uma das mais dinâmicas do mundo. Por isso, investir em competitividade é algo crítico. Afinal, a nossa economia atua em cadeia internacional, exigindo investimentos constantes em melhorias e novas tecnologias.

Segundo Thomaz Zanotto, um dos diretores da Fiesp, as pesquisas da organização ao lado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial revelam que 68% dos gestores industriais já sabem o que é a indústria 4.0. Porém, apenas 5% dos líderes estão preparados para as mudanças que virão. O que isso nos permite concluir? Que aqueles que se adaptarem primeiro terão um lugar de destaque no mercado.

Em outras palavras, o país está caminhando lentamente para a indústria 4.0, o que não deve ser visto como um sinal de que os investimentos podem ser ignorados. Pelo contrário. A adoção de novas tecnologias é algo crítico para quem pretende se manter à frente da concorrência, criando soluções mais inovadoras, dinâmicas e alinhadas com as tendências mundiais.

Que ferramentas e métodos de gestão podem ser utilizados para gerir a qualidade na indústria 4.0?

Para transformar o seu negócio e garantir que ele esteja alinhado com a indústria 4.0, várias mudanças devem ser feitas. Uma delas é o investimento em soluções que facilitam a gestão da qualidade. Desse modo, o gestor pode acompanhar a performance das equipes e evitar que falhas sejam ignoradas.

Veja a seguir a lista de soluções e ferramentas da gestão da qualidade que a sua empresa pode adotar!

Monitoramento de ferramentas com a IoT

No gerenciamento do chão de fábrica, a IoT auxiliará times a identificar problemas de modo centralizado e com alta precisão. O estado de cada equipamento será avaliado continuamente com o apoio de sensores conectados em rede. Assim, se algo ocorrer, o time de manutenção poderá aplicar correções rapidamente.

Gestão de chão de fábrica

Os softwares de gestão são fundamentais para centralizar rotinas e manter times unificados. Estes hubs de dados permitem que vários setores tenham acesso a informações em tempo real. Isso evita conflitos e erros que causam atrasos e excesso de gastos.

IoT em logística

A partir da integração dos sensores na cadeia de entrega de produtos e gerenciamento de estoque, os times terão menores índices de erro e mais tempo para focar em rotinas críticas. Ou seja, será mais fácil avaliar quais pontos da cadeia logística estão com falhas. Isso garante um fluxo de alta performance e qualidade uniforme.

Análise de dados com o Big Data e o Business Intelligence

Tecnologias de análise de dados agregam valor aos dados existentes. Isso evita que o gestor deixe de ter insights que possam tornar a empresa mais inovadora. Ou seja, elas facilitam a organização dos registros internos e a tomada de decisão alinhada com as tendências.

Na indústria 4.0, as ferramentas da gestão da qualidade terão um papel de destaque. Com elas, os gestores poderão controlar todos os fluxos de trabalho de modo integrado e centralizado.

Portanto, sempre faça o investimento em novas tecnologias acompanhado de ferramentas da gestão da qualidade. Apoiado nelas, o gestor saberá avaliar o resultado das suas decisões, identificar problemas e garantir que todos os fluxos de trabalho sempre estejam acima do que é esperado.

Quer saber mais sobre como a indústria pode contar como o apoio das ferramentas de gestão? Então fale com a gente!