Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Escassez de matérias-primas na indústria: como evitar?

Matérias-primas são todos materiais-base, retirados da natureza ou produzidos no meio rural, que serão transformados industrialmente em mercadorias. Atualmente, são estrategicamente importantes na economia global, pois sem elas não seria possível a obtenção de praticamente nada do que utilizamos em nosso dia a dia. E as indústrias necessitam desse insumo para transformar e fornecer bens de consumo. 

Porém, segundo sondagem industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a falta de insumo e o alto preço das matérias-primas ainda são as maiores preocupações no setor industrial brasileiro. De acordo com os dados, o receio com problemas ligados às matérias-primas segue elevado, mesmo com a redução da escassez, a cada trimestre de 2021. 

O desafio para obter os insumos e matérias-primas necessários para a produção atinge 73% das empresas da indústria geral e 72% das companhias industriais da Construção. O problema de abastecimento atinge também as organizações que usam insumos importados. Dos 60% de empresas da indústria geral que importam insumos, 65% delas estão com dificuldade de obtê-los, mesmo pagando mais caro. 

Panorama geral da indústria e o aumento do preço das matérias-primas

Com o cenário crescente de falta de insumos, as indústrias brasileiras buscaram se proteger de uma escassez de matérias-primas e aumentaram os estoques no terceiro trimestre de 2021, o que garantiu uma melhora no ritmo de atividade do setor, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI). 

O levantamento da Confederação Nacional da Indústria apontou, ainda, que a produção industrial brasileira manteve-se estável em setembro de 2021, mas caiu em relação a agosto. O índice de difusão registrou 50 pontos, valor usado como divisor entre alta ou queda na produção. 

O setor industrial do Brasil cresceu devido a dois fatores principais: a demanda subjacente permaneceu propícia ao crescimento e as empresas estão se planejando com antecedência, tentando garantir níveis suficientes de estoque para atender às vendas futuras e aos cronogramas de produção planejados. 

Buscando se proteger contra a escassez e prosseguir com os cronogramas de produção, as corporações optaram por aumentar substancialmente os estoques de pré e pós-produção, com a taxa de acúmulo sendo a segunda mais rápida na história da pesquisa. Os níveis de compra aumentaram com força e a um ritmo acima do que foi visto anteriormente, mas os problemas de fornecimento persistiram. 

Escassez de matéria-prima, problemas nas empresas de logística global e desafios na importação de itens – devido à disponibilidade limitada de remessa, alongaram os prazos de entrega de insumos – ocasionaram aumento de preço das matérias-primas. Tanto a taxa de aumento dos custos de insumos quanto a inflação da produção se tornaram mais acentuadas do que quaisquer outras observadas antes da pandemia. Os custos crescentes dos insumos contribuíram para os encargos de fábrica. 

Motivos da escassez de matérias-primas

A pandemia afetou diversos setores e com a indústria não foi diferente. Apesar da retomada das atividades com o avanço da vacinação, principalmente nas grandes cidades, o segmento não está atuando como deveria. 

Segundo pesquisa realizada pela CNI, muitas empresas relataram problemas para comprar insumos no mercado interno, o que afeta toda a cadeia produtiva, pois essa carência de materiais sustenta a elevação dos preços e pode contribuir para a redução no ritmo de atividades do setor. 

Outro fator percebido é que mais da metade das empresas que utilizam insumos importados também enfrentam problemas para adquiri-los no mercado internacional. E essa situação ainda tem repercussão direta no aumento dos preços. 

Segundo especialistas, os possíveis motivos para o aumento dos preços e a escassez generalizada de insumos são a redução da produção no começo da pandemia; a utilização dos estoques pelas empresas, tanto de insumos quanto de produtos acabados; a recuperação mais rápida do que o esperado no Brasil; o forte aumento das exportações, prejudicada pela desvalorização do real em relação ao dólar, o que provocou a explosão de preços no mercado interno; e gargalos logísticos como o encarecimento do frete. Além disso, muitos navios ficaram parados, impedindo o trânsito dos insumos e pedidos repetidos e em maior volume. 

Como manter o diferencial competitivo com a falta de insumos

A escassez de matéria-prima persiste, fazendo com que os preços dos produtos sigam aumentando. Essa falta de insumos impacta no cenário brasileiro, prejudicando as indústrias, pois, além da redução no ritmo fabril, contribui para o aumento dos preços em toda a cadeia produtiva, atingindo o consumidor final. 

E, com um cenário tão instável, manter o diferencial competitivo da companhia é uma missão desafiadora. Por isso, separamos algumas dicas para que sua empresa enfrente essa realidade de forma competitiva. São elas: 

 

Controle da situação

Saia na frente buscando a excelência da gestão empresarial. Tenha os números de sua empresa nas mãos, pois o controle da real situação é a chave para a tomada de decisão correta. 

Tenha metas

Planeje suas metas, traçando objetivos curtos e mensuráveis, para que possa analisar com mais frequência os resultados e fazer melhorias nos processos, agindo de forma rápida. 

Faça um levantamento do cenário atual

Tenha o controle do estoque disponível da sua empresa, bem como da estabilidade da sua mão de obra. Isso lhe trará uma análise real da capacidade produtiva da sua organização.

Gerencie custos

Faça o gerenciamento dos custos dos produtos versus o preço de venda, controlando os índices de variações dos preços de compra e venda e acompanhando as margens 

de lucro.

Tenha parceiros estratégicos

Cultive relacionamentos de confiança, tenha parceiros estratégicos, entre eles um fornecedor de sistema de gestão confiável e seguro. Deixe a tecnologia trabalhar a seu favor.

Use um ótimo sistema integrado de gestão (ERP) para ter informações em tempo real e de forma assertiva, a fim de proporcionar mais tempo para canalizar esforços no que realmente importa, o seu negócio! E a Uppertools é especialista em soluções ERP. Contamos com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias.  

 

Expectativas do setor 

A sondagem realizada pela CNI mostrou que a insatisfação com as margens de lucro, segundo os indicadores registrados trimestralmente, aumentou entre os entrevistados. Já a satisfação com a situação financeira diminuiu, mas segue acima da média histórica. Eles apontaram ainda que o acesso ao crédito está mais difícil. 

 

Atualmente, o índice de expectativa de demanda está em 57,1 pontos. Os valores acima de 50 pontos indicam expectativa de alta. Já a intenção de investimentos caiu 0,6 ponto em outubro de 2021 em relação ao mês anterior. Com 57,9 pontos, ela também segue acima de 50 pontos, indicando que os empresários estão com  intenção de investir. As perspectivas para exportações, compras de matérias-primas e para alta no número de empregados também seguiram positivas no mesmo período.

 

Importância de um sistema de gestão para as indústrias neste momento 

Como dito anteriormente, ter parceiros estratégicos e cultivar relacionamentos de confiança são grandes diferenciais competitivos para superar esse delicado período de falta de insumos nas indústrias. 

E deixar a tecnologia trabalhar a seu favor, por meio de um sistema de gestão confiável e seguro (ERP), é o melhor caminho para evitar a escassez de matérias-primas na indústria. Além disso, contribuirá no acesso a informações em tempo real e de forma assertiva, proporcionando mais tempo para canalizar esforços em seu negócio. 

Como a Uppertools pode ajudar a sua empresa

A Uppertools é especialista em soluções ERP de alta qualidade e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias. Somos parceiros da SAP no Brasil e nosso time de especialistas está pronto para entender e solucionar qualquer desafio para a melhor gestão das empresas. 

Entre em contato conosco e garanta o auxílio que uma solução integrada pode oferecer a sua empresa e fazer com que os resultados positivos sejam colhidos com mais frequência, inteligência e agilidade neste novo cenário. 

Conheça mais sobre a Uppertools.