Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Entenda o que é RH 4.0 e quais são as suas principais tendências!

A tecnologia tem trazido grandes mudanças para os processos corporativos, revolucionando a maior parte dos setores internos de uma empresa. Nesse contexto, está surgindo o RH 4.0 — isto é, um departamento de recursos humanos que utiliza os dados fornecidos pela TI para melhorar a produtividade e a eficiência de toda a cadeia produtiva.

Tudo isso é possível, principalmente, devido à automação dos processos, no qual as máquinas substituem a mão de obra humana em tarefas repetitivas e simples, como organização e procura de documentos, transcrição de dados etc. Se você quer entender melhor esse novo cenário, acompanhe este artigo!

O que é RH 4.0?

A digitalização dos processos empresariais tem ocasionado enormes mudanças nos mais diversos departamentos, desde a gestão da cadeia de suprimentos até os Recursos Humanos. Nesse último, há uma verdadeira revolução que tem mudado bastante a forma como o RH opera tradicionalmente. Vários processos baseados em mão de obra manual e em intuições dos gestores estão sendo substituídos por ferramentas automatizadas baseadas em dados factuais.

Assim, vários sistemas virtuais conseguem realizar muitas tarefas cotidianas mais simples, como:

Com isso, os funcionários do setor são capazes de, em uma ferramenta centralizada, executar várias funções específicas do RH. Consequentemente, conseguem obter dados rapidamente para os processos de tomada de decisão, como demissão, promoção e criação de campanhas motivacionais.

Além disso, as ações de cada módulo da plataforma são integradas entre todas as funcionalidades. Por exemplo, quando você altera um dado sobre o salário de um funcionário na ferramenta de folha de pagamento, instantaneamente os demais módulos serão atualizados, como o de gestão financeira, fiscal, contábil etc.

Ou seja, em vez de gastar o valioso tempo dos profissionais do RH com tarefas repetitivas que não trazem nenhuma vantagem para o seu negócio, sendo meramente operacionais, você pode deslocá-los para atividades estratégicas, que ajudam sua empresa a conquistar seus objetivos e missões.

Panorama geral do mercado

A digitalização e a automação dos negócios estão acelerando a cada dia. Afinal, constantemente, novas tecnologias são desenvolvidas com muita inovação, trazendo soluções ainda inéditas para o mercado. Quem trabalhava no setor de RH na década passada, por exemplo, provavelmente não conseguiria reconhecer muitas das novidades. A seguir, vamos trazer alguns números dos benefícios do RH 4.0:

  • em 2019, estima-se que o setor de automação de processos empresariais vai movimentar mais de 11 bilhões em vendas na economia — um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior. Isso significa que, cada vez mais, os negócios estão apostando em soluções digitais para melhorar os resultados. Provavelmente, seus concorrentes também estão atentos a essas tecnologias;
  • acredita-se que cerca de 1 trilhão de dólares sejam perdidos anualmente pela baixa produtividade de alguns setores das empresas. Como a automação é capaz de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma taxa insignificante de erros, as tarefas repetitivas serão delegadas às máquinas, ao passo que as pessoas ficarão com tarefas nas quais a inteligência e a criatividade fazem a diferença;
  • cerca de 40% do tempo dos funcionários do RH é gasto com a procura de documentos. Esse é um dado alarmante, pois esse processo não agrega em nada ao seu negócio. Os sistemas digitais contam com a busca rápida de documentos, o que pode reduzir essa ineficiência significativamente.

Quais as principais tendências?

Novo perfil do funcionário

Antigamente, as empresas procuravam um profissional com um perfil burocrático no RH, pois era preciso bastante foco para lidar com as tarefas repetitivas do setor. No entanto, hoje em dia, o perfil é completamente outro! O mercado deseja uma pessoa com facilidade para o uso da tecnologia, criativa e proativa para dar novas ideias.

Assim, esse não é mais um setor somente operacional, ele se tornou uma fonte para a inovação dentro de um negócio, propondo novos processos para melhorar a produtividade do trabalho. Por exemplo, os colaboradores da área poderão monitorar as métricas e os indicadores de desempenho de cada funcionário no ERP. A partir disso, conseguirão pensar em estratégias motivacionais para cada funcionário, como premiações, promoções, eventos, capacitações etc.

Menor tempo de trabalho

Como várias etapas dos processos de RH serão automatizadas, é possível fazer mais em muito menos tempo. Afinal, as máquinas conseguem analisar centenas de páginas de documentos em alguns minutos, ao passo que uma pessoa demoraria várias horas para realizar a mesma tarefa. Menos tempo de trabalho manual significa que o RH poderá observar melhor a dinâmica da empresa, a fim de otimizar os serviços no geral.

Uso de recursos online

Cada vez mais, os softwares de gestão estão abandonando os servidores físicos e partindo para a nuvem, na qual todos os recursos ficam disponíveis online. Assim, em vez de investir muito dinheiro em infraestrutura de TI, sua empresa poderá adquirir somente o básico e utilizar a computação em nuvem para rodar as aplicações e armazenar os dados.

Novas estratégias de recrutamento

Até pouco tempo, as ações de recrutamento eram muito ineficazes, e os negócios não conseguiam captar talentos com habilidades importantes para gerar crescimento. Hoje em dia, esse paradigma mudou graças ao RH 4.0.

Não é preciso gastar horas fazendo a análise de currículo e testes inespecíficos. Os candidatos realizam uma série de atividades, que envolvem vídeos e questionários de personalidade ou de conhecimentos sobre os processos da empresa, inserem suas informações profissionais etc. A partir daí, um “robô” analisa tudo isso e seleciona os melhores perfis para o  negócio.

Como se preparar para o RH 4.0?

A fim de se organizar para essa nova geração do RH, o primeiro passo é contratar colaboradores que estejam preparados para as novidades desse setor. Assim, busca-se um perfil mais proativo e curioso em relação à tecnologia. Simultaneamente, é preciso procurar um fornecedor de TI com as soluções que você precisa, o qual combine experiência no mercado com a inovação.

O parceiro certo pode ser o que você necessita para implementar um RH totalmente adaptado às necessidades mais modernas. Além de oferecer a criação e a instalação da solução de TI, ele deverá dar uma consultoria completa para o seu negócio, indicando quais as melhores ferramentas para que você alcance seus objetivos estratégicos.

Portanto, o RH 4.0 trará grandes benefícios para todos os tipos de empresa, desde as PMEs até as grandes indústrias. Para isso, você deverá adquirir um sistema de gestão atualizado com o que há de mais avançado na área de gestão. Somente assim, poderá contar com análises de dados confiáveis, aumento da produtividade real, menor taxa de erros etc.

Quer saber mais sobre as ferramentas do RH 4.0 para a sua empresa? Então, não deixe de conferir nosso post sobre as operações de folha de pagamento!