Entenda o que é linguagem SQL e como aplicá-la!

Internet das Coisas
Confira as 4 principais aplicações da Internet das Coisas
20 de agosto de 2019
Programação em linguagem SQL

Você sabe o que é a linguagem SQL? No ambiente atual, em que empresas são movidas a dados, conhecer essa linguagem é algo crucial. Afinal, ela desempenha um papel-chave no bom uso de dados corporativos e na execução de atividades de alta qualidade.

Para te ajudar a compreender melhor o que é a linguagem SQL e como ela se relaciona com as suas operações, preparamos o post a seguir. Continue a leitura e veja como essa linguagem te auxilia a fazer um melhor uso das informações disponíveis!

O que é a linguagem SQL?

A linguagem SQL (Structured Query Language) é o termo utilizado para definir, em inglês, Linguagem Estruturada de Dados. Essa é, como o próprio nome aponta, uma linguagem de programação com foco na manipulação de informações em sistemas de gestão de bancos de dados. A sua estrutura está dividida em quatro tipos de comandos, que são:

  • aqueles voltados para manipular informações nos bancos de dados, adicionando ou excluindo registros;
  • os focados na definição das tabelas de informações e métodos de visualização de dados;
  • os que trabalham com os controles de acesso, aumentando ou reduzindo a capacidade de usuários trabalharem com os registros;
  • aqueles comandos que são responsáveis por salvar qualquer tipo de ação do usuário ou restaurar modificações para um estado anterior.

Por que a linguagem SQL foi criada?

O SQL foi criado para servir como uma forma simples, precisa e direta para a manipulação de informações presentes em bancos de dados. Dessa maneira, o acesso, a modificação, a exclusão e a criação de informações em bancos de dados podem ser feitos de um modo padronizado. Assim, os bancos podem ser facilmente integrados a aplicações, como sistemas de gestão integrada, logística ou mesmo aplicativos web.

Em outras palavras, a linguagem SQL foi criada para tornar mais fácil o uso de bancos de dados no ambiente corporativo. Graças a ela, programadores e profissionais de TI conseguem utilizar esse tipo de solução em mais ambientes, evitando que projetos de integração de tecnologias tenham um grande custo. Afinal, o tempo necessário para integrar uma ferramenta de gestão, por exemplo, a um novo banco de dados será muito menor.

Quais são as vantagens de utilizar o SQL no seu ambiente de trabalho?

Utilizar a linguagem SQL no ambiente de trabalho pode trazer uma série de benefícios para a empresa, independentemente do seu setor de atuação. Entre os principais, podemos apontar:

  • mais agilidade para migrar aplicações e informações para novos bancos de dados;
  • menos erros na manipulação de dados no dia a dia do negócio;
  • maior padronização das operações que envolvem o uso de dados;
  • possibilidade de integrar os bancos de dados a mais aplicações, como sistemas de gestão integrada e ferramentas de análise de dados.

O uso de sistemas está disseminado em empresas de todo o país. Hoje, a tecnologia permite que empresas reduzam custos, maximizem sua performance e sejam mais inovadoras. Além disso, as informações podem ser mais aproveitadas, especialmente com o apoio de soluções de Big Data e BI.

Porém, o uso de registros corporativos só é possível quando os bancos de dados podem ser bem-aproveitados. Isso se faz com uma boa política de gestão das informações, assim como com o aprendizado da linguagem SQL. Dessa maneira, o gestor conseguirá avaliar qual é a melhor forma de utilizar as informações existentes e estruturar processos robustos e de alta qualidade.

Quer saber como um parceiro pode te ajudar integrar as suas tecnologias e utilizar os dados de modo inteligente? Fale com a gente!