Entenda como uma logística bem pensada é um diferencial competitivo

Licenciamento de Software: o que é e como funciona?
28 de novembro de 2018
Capital de Giro: entenda esse conceito!
4 de dezembro de 2018

Para ser bem-sucedida, uma empresa necessita de uma logística muito bem alinhada com os propósitos de suas atividades. Isso exige ações muito bem definidas, que possam ir muito além de um simples gerenciamento do transporte e entrega de produtos, gerando uma estrutura sólida que possibilite trazer resultados de alto nível.

Veja a seguir alguns dos principais fatores que precisam ser levados em conta para se construir uma logística altamente funcional e que possa ser considerada como um diferencial competitivo.

Otimização de processos por meio da inovação tecnológica

Mais do que simplesmente buscar formas de aumentar seus lucros, uma logística bem definida trabalha com conceitos que vão desde um melhor controle de estoque à definição de fornecedores, interligação entre os setores e pessoas responsáveis, e entrega do produto ou serviço da melhor forma para o cliente final.

Otimizar processos é uma das formas de implantar uma logística que funcione em todas as pontas. Automatizar procedimentos que até então eram manuais e geravam maior custo financeiro, possibilitar o cruzamento de dados estratégicos em tempo real e, dessa forma, conseguir uma análise de riscos e pontos a serem melhorados de forma mais eficiente são, sem dúvidas, elementos imprescindíveis na aplicação de uma logística de alto desempenho.

Veja como o ERP pode te ajudar a otimizar sua gestão e a obter resultados mais lucrativos.

Alinhamento da comunicação interna

Mais do que atribuir responsabilidades e determinar funções para pessoas e setores, uma logística bem definida deve passar necessariamente por uma comunicação interna funcional entre todos esses eixos.

A compactação e um melhor armazenamento das informações pertinentes às etapas de cada processo, que geram assim uma maior facilidade de acesso por todas as partes envolvidas, são mecanismos fundamentais para a distribuição do conhecimento técnico a todos os colaboradores envolvidos com o sucesso da empresa.

Desde simples ações como informatizar processos manuais e documentar procedimentos até a criação de uma estrutura completa de comunicação funcional, tudo se direciona à compreensão da importância de todos os processos serem claros e transparentes, facilitando assim a logística da empresa no que tange às relações hierárquicas e distribuição de competências.

Definição do que significa diferencial competitivo para a empresa

A definição de uma logística certeira e que traga os resultados almejados passa por um bom estudo de mercado e também das exigências internas, a fim de definir quais são os pontos principais a serem trabalhados para que se possa gerar um diferencial competitivo e assim se destacar junto à clientela.

Esse tipo de ação ajuda a determinar e intensificar os pontos fortes ao mesmo tempo em que elimina ou minimiza as falhas encontradas. A compreensão de quais são os resultados a serem alcançados e como isso deve ser feito a fim de atingir um alto desempenho na prestação de serviços é fundamental para um planejamento logístico eficaz.

Seguindo essas dicas, é possível dar início ao mapeamento das estratégias a serem adotadas ou fortalecidas dentro da sua empresa e assim aumentar a força da sua gestão e, consequentemente, dos seus lucros.

E você? Como cuida da logística da sua empresa? Deixei seu comentário, pois sua opinião tem imenso valor para nós!