Entenda como a Inteligência Artificial impacta o sistema ERP SAP

formação de preço
Descubra aqui como um ERP pode ajudar na formação de preços!
12 de novembro de 2019
Licenciamento SAP
Entenda as opções de licenciamento disponíveis na SAP e descubra qual o melhor para sua empresa
13 de janeiro de 2020
Inteligência Artificial

Até pouco tempo atrás, se alguém afirmasse que a Inteligência Artificial (AI) seria amplamente utilizada nas empresas, especialmente no ERP SAP, certamente essa pessoa seria motivo de chacota por todos os que tivessem ouvido sua afirmação.

Entretanto, com o passar do tempo fomos evoluindo e, atualmente, essa tecnologia não é mais um simples tema de ficção científica. Ela está sendo amplamente utilizada em vários ramos de negócios e interferindo positivamente na gestão e administração das empresas.

Neste artigo, mostraremos como a AI pode ser explorada no ambiente empresarial na melhoria do processo produtivo e administrativo. Acompanhe!

O que é a Inteligência Artificial (AI)?

A Inteligência Artificial é um tipo de tecnologia que se propõe a criar sistemas capazes de tomar decisões ou executar algumas funções básicas de forma similar a um ser humano. Apesar de parecer um tema muito novo, ele vem sendo desenvolvido desde o ano de 1940 e, a passos muito pequenos, chegou até os tempos atuais como uma forma inovadora de parametrização de sistemas que pode proporcionar vantagens inimagináveis a um negócio.

Diversas empresas já exploram essa tecnologia utilizando algumas ferramentas de AI em seus sistemas de gerenciamento, tais como chatbots, softwares de gestão integrada, sistemas de comunicação inteligente, entre outros.

Existem sistemas baseados em AI que são tão avançados que conseguem fazer, até mesmo, análises jurídicas para mostrar a um advogado a melhor Lei para ser aplicada em um caso concreto.

Quais são as suas vantagens?

Assim, fica fácil entender que a AI pode trazer inúmeras vantagens dentro dos processos de uma empresa. Entre elas, podemos destacar algumas que mencionaremos neste artigo. A primeira, sem dúvidas, é o ganho de produtividade. A inteligência artificial reduz a necessidade de alguns procedimentos manuais e complexos, reduzindo a quantidade de trabalho dos seus empregados.

Outra vantagem interessante é a tomada de decisões. A AI é capaz de analisar dados, realizar cruzamentos e avaliar informações complexas que oferecem ao gestor uma possibilidade mais assertiva para tomar uma decisão. O melhor disso tudo é que essas a análises podem ser feitas em alguns minutos e, até mesmo, segundos.

Assim, a AI reduz os erros na tomada de decisões gerenciais, pois ela demonstra fatores e dados que poderiam passar despercebido dos olhos de um empresário, até mesmo aquele mais atento e experiente. Afinal, a capacidade de processamento de dados de uma ferramenta tecnológica que utiliza esse conceito é consideravelmente maior que a de uma pessoa.

Como ela auxilia na melhoria dos processos da empresa?

Agora, mencionaremos como a Inteligência Artificial pode ser utilizada na melhoria dos processos nas empresas. Inicialmente, uma das maiores utilizações dessa tecnologia é na integração de processos. Ela visa manter os dados gerados no sistema do negócio totalmente integrados a todos os departamentos que também os utilizarão para executar suas ações. Isso proporciona um ganho de tempo enorme e uma redução de erros com digitação de informações.

Outra utilização muito interessante são os chatbots. Eles são, basicamente, robôs de mensagens programados previamente para enviarem algum tipo de dado ou informação para os clientes que executarem certas ações dentro do próprio robô.

O cruzamento de informações também é uma utilização muito comum da AI. O sistema coleta os dados gerados e os compara com outros que podem estar de forma desorganizada. Ao final desse processo, a AI mostra ao interessado uma informação consolidada e totalmente confiável. Alguns sistemas são tão inteligentes que vão mudando a forma de apresentar esses resultados de acordo com as necessidades que vai entendendo e detectando ao longo de sua utilização.

Qual é a relação entre a Inteligência Artificial e o ERP SAP?

Não é exagero afirmar que, em pouco tempo, a maioria dos processos dentro das empresas estarão totalmente digitalizados. Nesse sentido, a Inteligência Artificial passará a ser totalmente atrelada aos ERPs SAP que existem no mercado. Afinal, esses sistemas precisarão contar com uma tecnologia que possa conduzir suas próprias atividades de forma mais automatizada e rápida.

O ERP que utiliza a Inteligência Artificial é totalmente diferente dos sistemas tradicionais. Eles são criados com uma tecnologia diferenciada que permite a integração de toda a gestão da empresa. Esse tipo de software é capaz de gerenciar diversas áreas, como recursos humanos, suporte e atendimento, finanças e marketing.

O ERP SAP que utiliza a Inteligência Artificial será capaz de registrar e controlar processos administrativos e torná-los mais integrados, facilitando, assim, o acesso a informações, bem como a busca de novas oportunidades para um negócio.

Esse tipo de sistema poderá ser instalado em servidores na nuvem, o que garante mais segurança nas operações do negócio e ainda mais facilidade na integração. A digitalização de dados e softwares é uma tendência mundial e esses sistemas tendem a funcionar nesse tipo de plataforma, afinal, a AI atrelada ao ERP SAP possibilitou todos esses elementos de transformação digital que são necessários para integrar os dados de um negócio.

Com a influência da Inteligência Artificial, muitas empresas poderão programar alertas para que o sistema avise ao gestor que determinada meta foi cumprida ou que algo está incorreto no negócio e precisa ser solucionado com certa urgência. Assim, será possível minimizar os erros e aumentar os benefícios.

A ideia por trás dessa integração é fazer com que as máquinas pensem como os humanos pensariam e, não somente, como sistemas de gestão. Isso fará com que tomem ações importantes sobre o negócio em alguns segundos com o mesmo grau de confiabilidade e, principalmente, assertividade.

Por fim, para que você possa obter todos os benefícios e vantagens da utilização da Inteligência Artificial no ERP SAP, é fundamental contar com uma empresa que ofereça uma consultoria completa que atenda desde a viabilização do projeto, até a sua implementação. Uma boa empresa fará o acompanhamento da equipe, oferecendo serviços de consultoria e suporte para atender a todas as necessidades específicas do cliente.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre esse tipo de serviço, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Assim, poderemos oferecer um suporte mais específico e personalizado!