Entenda as opções de licenciamento disponíveis na SAP e descubra qual o melhor para sua empresa

Inteligência Artificial
Entenda como a Inteligência Artificial impacta o sistema ERP SAP
7 de janeiro de 2020
Gestão de Processos
Gestão de processos: como identificar falhas para otimizar os processos?
27 de janeiro de 2020
Licenciamento SAP

Você sabe quais são as opções de licenciamento SAP disponíveis para sua empresa? Selecionar este elemento não é uma tarefa simples, já que além de encontrar o software com as características básicas para seu negócio é necessário selecionar uma série de outros pontos.

Além disso, o empresário ou gestor deve observar uma série de outros critérios, tais como: ter um servidor no próprio escritório, segurança de utilizar soluções na nuvem, investimento inicial em software, entre outros.

Pensamos em tudo isso e resolvemos ajudar você a selecionar uma entre as diversas opções de licenciamento SAP disponíveis no mercado. Assim, boa parte dessa decisão já pode ser solucionada. Acompanhe!

Quais são os tipos de licenciamento SAP?

Inicialmente, é necessário que você conheça bem quais são os tipos de licenciamento SAP disponíveis no Brasil atualmente. Veja quais são eles!

Modalidade On Premise

Uma das modalidades de licenciamento que você pode adquirir é o On Premisse. Nesse caso, o contratante faz o investimento inicial para adquirir suas licenças e produtos SAP. Além disso, geralmente ele também adquire um serviço de manutenção anual. Isso é necessário para garantir que seu sistema esteja sempre atualizado, bem como para garantir que quaisquer dúvidas sobre seu funcionamento possam vir a ocorrer.

O modelo de implementação desse tipo de licença também seguirá o conceito básico, ou seja, tudo será pago durante o andamento do projeto. Além desses pontos, é necessário que o gestor tenha em mente que deverá adquirir servidores e contratar datacenter para hosting. A sustentação desse tipo de sistema será realizada por meio de um contrato de AMS.

Esse modelo é considerado o mais tradicional e muito similar à aquisição de um software comum, como o Windows ou Office, em que o cliente compra o direito à utilização da ferramenta adquirindo suas licenças de uma empresa revendedora autorizada. Para tanto, ele paga uma assinatura anual e tem direito de receber todas as atualizações tecnológicas que ocorrerem com a evolução do produto durante o período contratado.

Nesse sentido, o contrato padrão da SAP é assinado entre o empresário e a revendedora credenciada. Geralmente, os termos desse documento são padrão e não adianta solicitar à SAP a alteração de alguma cláusula. O tempo de vigência na modalidade On Premisse, geralmente, é de 12 meses.

SaaS

O modelo SaaS é um tipo de licença por assinatura. Geralmente é um tipo de sistema que fica totalmente hospedado na nuvem, sendo assim, não é necessário adquirir uma licença do software propriamente dito. O empresário paga apenas um valor que pode ser cobrado mensal ou trimestralmente e que dá a ele o direito à utilização do sistema disponibilizado na internet.

Nesses casos, o contrato também é de acordo com os padrões da SAP e, assim como ocorre no modelo anterior, será assinado entre o empresário e a revendedora do sistema. Porém, diferentemente do outro tipo, o contrato costuma durar de 24 a 36 meses, dependendo do acordo firmado entre revendedor e empresa.

Licenças O&M, Powered By SAP Bussiness One

Existem outros tipos de licenciamento que você precisa conhecer. Esses tipos são caracterizados por sistemas adquiridos de outras empresas que revendem licenças SAP ou empreendimentos de tecnologia que objetivam atender demandas específicas de um seguimento de mercado em que o SAP Business One não é capaz de suprir sozinho.

Esse tipo de empresa utiliza o SAP como uma ferramenta para solucionar necessidades específicas de determinados setores em que pretende atuar. Assim, passa a comercializar produtos com esse tipo de tecnologia. Para você entender melhor como funciona esse tipo de licenciamento vamos demonstrar com um exemplo.

Suponhamos que o SAP Business One não é capaz de atender totalmente às necessidades de determinadas empresas do seguimento logístico. Assim, uma fornecedora de software adquire a tecnologia SAP na versão O&M, desenvolve uma solução totalmente nova — utilizando essa tecnologia — e oferece exclusivamente para as empresas desse setor.

Outro exemplo para você entender melhor esse tipo de licenciamento pode ser percebido em determinada fornecedora com muita experiência em setores específicos de uma empresa, por exemplo, chão de fábrica do setor industrial de modo geral. Assim, ela pode desenvolver uma solução totalmente nova utilizando a tecnologia SAP e fornecer para os empreendimentos que necessitam potencializar esse departamento em específico.

Qual a melhor opção para minha empresa?

Agora que você já sabe quais são as principais opções de licenciamento SAP que existem no mercado, mostraremos como você pode escolher as melhores para sua empresa. Afinal, cada necessidade será atendida por uma modalidade diferente. Além disso, pode ser que sua empresa precise de mais do que uma.

Nesse sentido, tudo dependerá de análise e estudos das necessidades do seu empreendimento. Tome cuidado para não cair no velho erro que muitas pessoas acabam cometendo. Elas tomam como base principal para sua decisão o custo de cada um dos licenciamentos, sem observar os dois pontos mais importantes: as necessidades da sua empresa, bem como a finalidade do sistema.

Obviamente, o custo é um elemento que precisa ser considerado, entretanto, ele jamais pode ser o único. É fundamental que você saiba verificar as necessidades do seu negócio, tanto as gerais quanto específicas, e, em seguida, contratar a licença que atende a todas elas. Isso se aplica a todos os pontos de uma empresa.

Para entender melhor, suponhamos que seu negócio dependa de acessar o software de diversos locais fora do estabelecimento. Nesse sentido, a modalidade SaaS pode ser mais interessante, pois possibilita o acesso às informações em servidores situados na nuvem de qualquer lugar onde haja conexão com a internet.

Seguindo estas dicas você conseguirá fazer o licenciamento SAP da melhor forma possível e obterá todos os grandiosos benefícios que os sistemas que tem como base essa tecnologia pode proporcionar a uma empresa.

Se você gostou destas dicas e quer saber um pouco mais sobre o assunto, convidamos a entrar em contato conosco agora mesmo. Dessa forma, nosso especialista fornecerá todas as informações de que você precisa para decidir sobre a contratação desse tipo de sistema.