Entenda a importância da avaliação de fornecedores de uma empresa

Tire suas dúvidas sobre a importação para pessoa jurídica
16 de janeiro de 2019
O que é Internet das coisas e qual a sua importância para as empresas?
22 de janeiro de 2019

Contar com material de qualidade e entregue dentro dos prazos estabelecidos é o sonho de todo gestor para que suas operações não parem. Por conta disso, realizar uma avaliação de fornecedores deve ser prioridade antes de realizar qualquer pedido.

A falta de um fornecimento de qualidade e constante pode ser muito prejudicial para a sua empresa, pois uma cadeia de produção depende do comprometimento de seus fornecedores.

Para ajudar você a entender melhor a importância de realizar uma avaliação de todos os seus parceiros de negócio e como fazer esse levantamento, criamos este post. Continue conosco e confira!

A importância dos fornecedores

A norma NBR ISO 9001:2008 versa sobre os requisitos para sistemas de qualidade. Dentre os pontos abordados por esse documento está a avaliação de fornecedores.

Sem materiais entregues dentro de seus prazos e com uma qualidade mínima, é impossível que sua empresa tenha capacidade de criar produtos ou prestar serviços de forma adequada. Além disso, muito do faturamento de uma empresa é investido na compra de materiais de consumo para o negócio ou matéria-prima.

Assim, ao avaliar seus fornecedores, boa parte desse dinheiro poderia ser economizado e revertido para outras áreas. Caso a sua empresa não realize avaliações acerca de seus fornecedores, é muito provável que você esteja pagando mais caro por materiais de qualidade inferior.

Por conta desses pontos, podemos afirmar que realizar um levantamento e uma avaliação de todos os seus fornecedores é essencial para o máximo desempenho de seu setor de compras e para o corte de gastos.

Avaliação de fornecedores

A avaliação de fornecedores deve levar em conta diversos pontos. Aqui listaremos os principais, mas você pode muito bem inserir mais itens nessa lista de acordo com as necessidades de seu negócio e de suas prioridades na hora de fechar um contrato de suprimento. Acompanhe!

Qualificação

Para que seus produtos e serviços possam contar com qualidade, os insumos recebidos de seus fornecedores também deve ser qualificados. Por conta disso, é preciso controlar o nível de qualificação de quem supre suas necessidades.

Você pode criar um questionário com base em algumas perguntas que julga importantes e, de acordo com as respostas do fornecedor, atribuir uma determinada nota. Assim, caso a média de avaliação tenha sido baixa, descarte esse parceiro de suas atividades, pois fazer negócios com ele pode afetar a qualidade de seus produtos e serviços.

Desempenho operacional

Desempenho é algo crítico e deve ser um dos principais itens avaliados. Afinal, a capacidade de cumprimento de prazos por parte do fornecedor é diretamente proporcional à sua eficiência para entregar produtos e serviços.

Caso haja qualquer tipo de atraso por parte dele, toda a sua cadeia de produção poderá atrasar e gerar prejuízos e mal estar no mercado, manchando a imagem de sua empresa.

Para avaliar esse requisito você pode analisar KPIs (indicadores-chave) como tempo de resposta a solicitações, custos de garantia, pontualidade em entregas e outros pontos que podem ser analisados.

Ao realizar esse levantamento você poderá visualizar em números quais são seus fornecedores mais comprometidos em fazer cumprir o que foi estabelecido em contrato e os menos pontuais e eficientes. Dessa forma, sua empresa pode descartar aqueles que não cumprem as suas exigências.

Estabilidade financeira

A estabilidade financeira de seu fornecedor é tão importante quanto a de sua própria empresa. Imagine a seguinte cena: você precisa de uma grande quantia de materiais, realiza a solicitação, mas seu provedor está com problemas de fluxo de caixa.

Nessa situação, ele poderá ter dificuldades de adquirir esse material, descuidar da qualidade ou até mesmo não conseguir entregar o seu pedido a tempo, prejudicando o andamento de suas atividades.

Contudo, avaliar a situação financeira de outra empresa é um desafio, pois quem está em dificuldades dificilmente divulga essa notícia. Por conta disso, é preciso ficar atento a pequenos indícios de descontrole de caixa, como a falta constante de determinados materiais em estoque.

Cotação

A cotação é parte comum nos relacionamentos entre empresas e fornecedores. É por meio dela que se pode medir os valores de um pedido e controlar suas solicitações de compra.

No entanto, nem todos os fornecedores respondem a cotações e, dentre aqueles que enviam uma resposta, alguns podem não descrever todos os valores envolvidos na proposta — o que pode ser muito prejudicial para o planejamento do setor de compras.

O ideal é que um fornecedor bem avaliado providencie uma cotação clara e concisa acerca de todas as suas solicitações de compra, evitando que você fique estagnado e adquira materiais por um valor maior do que o pretendido.

A avaliação de uma cotação pode seguir alguns pontos estratégicos, como clareza das informações, distinção de valores, tempo de resposta e outros pontos que você achar importante.

Práticas e processos

As práticas e os processos adotados pelo fornecedor para a entrega de seus materiais e para a prestação de serviços também é outro ponto a ser avaliado para garantir sua eficácia e qualidade.

Muitas vezes, mesmo que o fornecedor conte com pontos fortes nos outros itens descritos para a avaliação, seus processos de gestão podem não agregar valor às suas atividades e, com isso, prejudicar seu fornecimento.

Se você necessita realizar um pedido de material com urgência e o processamento de solicitações de seu fornecedor leva 24 horas, por exemplo, suas atividades podem ser prejudicadas.

Dicas para melhorar sua relação com os fornecedores

Seu relacionamento com os fornecedores deve ir além de apenas avaliá-los. É necessário criar um vínculo de parceria, uma vez que suas atividades dependem de uma simbiose com os seus provedores de serviços e materiais.

Para melhorar a sua relação com os fornecedores você pode investir em comunicação. Demostre para os seus parceiros de negócio o quanto eles são importantes para o seu processo e que você depende do comprometimento deles.

Outro ponto interessante é manter um canal de feedback sempre ativo, pelo qual você deve manter seus fornecedores informados acerca da qualidade de suas entregas — motivando-os, assim, a prestar um serviço cada vez melhor.

A avaliação de fornecedores é essencial para que sua empresa possa criar uma cadeia de suprimentos que conte apenas com os provedores mais qualificados — garantindo, dessa maneira, a qualidade de seus próprios produtos e serviços.

Quer saber como a tecnologia pode ajudar você na gestão de fornecedores? Então leia agora mesmo nosso post sobre o assunto!