Asap, consultoria de recrutamento e seleção de executivos, pontua que o começo do ano é um momento típico de substituição de mão de obra.
Alguns esperam passar o carnaval, outros já entram o ano com gás total. Ao que parece, empresas de software compõem esse segundo grupo. Muitas companhias aproveitam essa época para reunir gestores de vendas em eventos, nos quais dão diretrizes, metas, direcionamentos e estratégias de ida ao mercado. O passo seguinte desses encontros, muitas vezes, é definir headcounts e reestruturar times em busca de melhores resultados.
A Asap, consultoria de recrutamento e seleção de executivos, pontua que, anualmente, janeiro e fevereiro é um momento de oxigenação das estruturas de vendas das grandes companhias de sistemas. Chega a hora de formar a fila. Quem fica para o final e não alcança as metas, vê a navalha passar rente e dá lugar para gente nova.
“O mercado de software é dinâmico e o resultado precisa aparecer. A coisa gira mesmo, especialmente na área comercial”, comenta João Paulo Camargo, diretor das práticas de TI e telecom da consultoria. “Estamos na era dos resultados”, acrescenta, sinalizando um prazo de validade de dois trimestres para o vendedor que não faz os números.
A Asap estima um mercado de software aquecido, com previsão de crescimento da ordem de 12% este ano. Isso, em outras palavras, reverte oportunidades para recolocação profissional.
Camargo aconselha profissionais que procurem recolocação demonstrarem engajamento e atração por desafios. Segundo ele, em alguns casos, vale deixar de lado o glamour de um cargo por um projeto interessante. “Entreviste a empresa, saiba a cultura e os valores que ela pratica e entenda onde ela quer estar lá na frente”, sinaliza.
Fonte: http://crn.itweb.com.br/40830/empresas-aproveitam-janeiro-para-estruturar-a-area-comercial/