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Economia digital: o que é e como está inserida no negócio?

A economia digital tem transformado diariamente o mundo que conhecemos, trazendo novas possibilidades. Tente lembrar-se de como era feito o comércio de bens e serviços antes de 2008: os smartphones ainda não eram tão populares, e a internet móvel era muito lenta para oferecer qualquer navegação funcional para a interação entre as empresas com seus parceiros e consumidores.

Hoje em dia, já há uma verdadeira disrupção. Se, antes, as pessoas e os negócios estavam presos a uma quantidade limitada de bancos e agentes financeiros, agora, já há dezenas de fintechs oferecendo contas gratuitas, empréstimos baratos e serviços.

Enquanto, antes, havia apenas uma competição regional ou nacional, hoje, seus clientes podem contratar produtos e serviços do outro lado do mundo e recebê-los rapidamente. Além disso, o dinheiro físico é cada vez menos utilizado, sendo preciso gerenciar transações digitais. Portanto, sua empresa precisa inserir-se profundamente nesse mercado e aproveitar as oportunidades. Quer saber o que deve ser feito? Acompanhe!

Como a economia digital funciona na prática?

De forma geral, podemos resumir a economia digital em quatro elementos principais. Veja!

  • Digitalização do dinheiro – grande parte das transações financeiras é realizada em ambiente totalmente eletrônico. Por meio de um app, sua empresa pode pedir um empréstimo, enviar documentos, receber os valores e utilizar o dinheiro para compras. Diversas ações são feitas sem sacar nenhum nota. Ademais, novas moedas, como as Bitcoins, estão substituindo as tradicionais.
  • Inovação – diante dessas novas possibilidades, as empresas podem oferecer serviços incrivelmente novos. No comércio, programas de cashback permitem que as empresas criem benefícios de retorno do valor de parte das compras para uma carteira digital do cliente. Assim, ele pode utilizar esse saldo digital para comprar produtos na loja.
  • Automação – grande parte das tarefas de pagamento e gestão financeira está sendo automatizada. Com isso, os dados ficam muito mais protegidos e os processos mais ágeis.
  • Mobilidade – com os aplicativos digitais de bancos e de serviços financeiros, as pessoas estão adotando comportamentos de compra cada vez mais digitais. Não há mais aquela desconfiança de que realizar uma transação pelo celular oferece mais riscos.

Quais desafios e soluções ela traz para as empresas?

Análise de dados

Com essa tendência, uma grande quantidade de dados está sendo gerada. Ela pode ser utilizada para trazer insights úteis para as empresas. Por exemplo, diante do comportamento dos clientes em um e-commerce em relação aos produtos que ele visualiza e põe no carrinho, é possível fazer uma análise preditiva sobre a demanda ou verificar a eficiência de uma ação de marketing feita recentemente.

Uso da tecnologia

No entanto, para colher todos os benefícios, os negócios precisam investir continuamente em tecnologia. É preciso contar sempre com as principais e mais atuais tendências da transformação digital. Com o Big Data e a Inteligência Artificial, é possível monitorar e compreender diversos canais de contato com o cliente; com a Internet das Coisas, pode-se transformar a experiência do cliente; por meio dos ERPs, muitas tarefas manuais podem ser automatizadas e integradas a outras tecnologias.

Implementação de softwares

Não é qualquer software que traz todos esses resultados. É preciso contar com a tecnologia de ponta. Para isso, muita pesquisa sobre as soluções precisa ser feita. Caso contrário, você terá um sistema que não entrega todas as promessas de insights e integração da transformação digital.

Quais são os benefícios da economia digital?

Há centenas de benefícios trazidos pela economia digital. Gastaria um livro de milhares de páginas para explicá-los. Então, vamos apresentar os principais:

  • agilidade – com a eliminação de tarefas manuais e o processamento digital das transações em dinheiro, processos que duravam vários minutos são feitos instantaneamente;
  • personalização – sua empresa terá mais facilidade em coletar e analisar dados dos clientes para oferecer uma jornada sob medida para cada um deles;
  • redução de custos – em geral, os serviços e as tarefas digitais são muito mais baratos devido ao elevado grau de automação e à dispensa do uso de recursos físicos.

Portanto, a economia digital veio para causar uma disrupção com os modelos de negócio tradicionais. Com isso, podemos conquistar muito mais eficiência nas operações, oferecer produtos inovadores para os clientes e melhorar a experiência de compra.

Quer entender melhor esse cenário amplo da transformação digital? Então, confira outro post! Se preferir, entre em contato conosco.