A mobilidade comercial já é uma realidade no Brasil e no mundo. Mais conhecido como m-commerce, o comércio eletrônico móvel cresce de forma impressionante.
A demanda de produtos e serviços é cada vez maior, e vem acompanhada de vários desafios: entender, atender e superar as expectativas dos novos e antigos consumidores virtuais.
O crescimento nas vendas de dispositivos móveis é a grande alavanca para o crescimento do m-commerce, além disso, a entrada da rede 4g no país é outra grande causa para o progresso da mobilidade no comércio on-line.
Segundo dados da consultoria E-Bit, o e-commerce deve ter um crescimento de cerca de 25% até o final deste ano, e boa parte deste desenvolvimento se deve ao m-commerce. A consultoria também estima que os lucros do mobile commerce ultrapassem R$2 bilhões neste ano.
Para as PMEs, investir no mobile commerce é um grande salto que irá diferenciá-las das concorrentes, pois à medida que a infraestrutura das empresas de telefonia evolue, o m-commerce tende a crescer.
Muitas PMEs têm aumentado seus lucros após investir em e-commerce. Segundo dados daCâmara Brasileira de Comércio Eletrônico cerca de 10 mil pequenas ou médias empresas online obtêm R$5 bilhões dos R$25,5 bilhões faturados na área de comércio on-line.
Os principais obstáculos das PMEs digitais são as questões de planejamento, posicionamento, gestão e atendimento. Investir em soluções em aplicativos móveis para m-commerce pode ser a saída para ultrapassar esses obstáculos com sucesso e sair na frente das concorrentes.
Os principais sites de e-commerce começaram a adaptar suas lojas virtuais a dispositivos móveis, é um novo mundo que se abre, cheio de possibilidades; acessibilidade, flexibilidade, conteúdo, agilidade e praticidade nas mãos das empresas e clientes.
São vários os fatores que indicam que o m-commerce não é apenas passageiro, mas sim, algo que veio para ficar e deve ser bem aproveitado.
Fonte:http://blogs.sap.com/brazil/pmes/e-commerce-bolso-2241