Para as pequenas e médias empresas, o investimento em tecnologia pode significar economia de recursos, maior produtividade e eficiência em operações. As PMEs devem recorrer àquelas tecnologias que proporcionam valor em sua relação com os fornecedores e clientes. A continuação, detalhamos algumas tecnologias chave para uma empresa ser mais competitiva:
Dispositivos móveis: ter um smartphone para acessar email e estar em contato com seus colaboradores, fornecedores e clientes em qualquer lugar deve ser uma prioridade para os donos e gerentes de PMEs. Além disso, também é possível acessar pelo telefone, serviços de banco móvel para monitorar as transações financeiras, quando seja necesário.
Serviços na nuvem: existem numerosas soluções para acessar diferentes plataformas em nuvem que se encontram adaptadas às necessidades das PMEs. Uma delas é a SAP Business ByDesign, solução de software de serviços (SasS) mais completa de gestão de negócios, desenhada especialmente para pequenas e médias empresas em crescimento.
Segurança: é importante conhecer qual é a informação crítica para a empresa e onde é armazenada para poder dar a proteção adequada. Além disso, é vital estabelecer e cumprir as políticas de segurança no uso de tecnologias na empresa e contar com um plano de preparação e cópias de proteção, ante a eventualidade da perda de dados.
Atualização e capacitação: a tecnologia não dá trégua. Por isso as pequenas e médias empresas devem utilizar mecanismos de atualização periódica. Uma solução pode ser o aluguel ou leasing de equipamentos. Os funcionários e colaboradores também devem ser capacitados regularmente sobre as diferentes tecnologias utilizadas, as normas de segurança e as políticas da empresa.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/dicas-empresa-competitiva-01447