Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Descubra o melhor momento para optar pela terceirização de serviços

Contratar ou terceirizar novos funcionários? Essa é uma pergunta que muitos empresários se fazem todos os dias. Em muitos casos, quando o negócio está apenas começando e ainda não conta com um montante para investir em tecnologia e expandir sua infraestrutura, nem destinar recursos para a contratação de colaboradores altamente especializados, a terceirização de serviços se mostra como uma excelente alternativa.

Normalmente, essa é uma necessidade que também surge quando o empreendimento precisa cortar custos, mas deseja manter a qualidade de seus serviços, garantindo sua competitividade no mercado, cada vez mais acirrado e voraz.

Além disso, gestores e empreendedores sabem da importância de ter uma gestão focada na produtividade. Diante desse cenário, é preciso otimizar processos sem elevar as despesas, para que o negócio mantenha sua viabilidade. Nesse sentido, a terceirização de serviços é um modelo que traz uma série de ganhos para o negócio, sem deixar as contas corporativas no vermelho.

Necessidade de diminuir processos burocráticos

A contratação de um novo profissional envolve uma série de burocracias (e custos) para o empreendimento. Dependendo do setor, também é necessário investir em capacitação e treinamento dos colaboradores, tornando o processo de admissão ainda mais oneroso.

Na terceirização, esse problema não ocorre, já que é feito um contrato especificando todos os deveres da empresa, os serviços a serem contratados e os funcionários que serão disponibilizados. Nesse caso, todo o processo de recrutamento e seleção fica por conta da prestadora de serviços.

Procura por profissionais especializados

Dentro da organização, nem todas as atividades devem ser delegadas aos colaboradores que fazem parte do quadro de funcionários da empresa. Isso sobrecarrega o profissional, o que pode colocar em risco sua produtividade e qualidade nas tarefas realizadas.

Nesse caso, a terceirização de serviços fica responsável pelas funções extras, a fim de garantir a qualidade dos trabalhos executados pelos funcionários internos.

Por outro lado, existem funções que demandam especialistas, com qualificação para a realização de atividades complexas. Como a terceirizada conta com esse tipo de profissional, seu negócio consegue trabalhar com profissionais altamente capacitados, garantindo qualidade e confiabilidade à empresa.

Planejamento de redução de custos operacionais

Manter um negócio funcionando corretamente, com o cumprimento de todas as obrigações legais e trabalhistas é algo que gera altos custos. O salário do funcionário não é o único deles. Existem encargos previdenciários e trabalhistas, além dos gastos com a manutenção da infraestrutura que o empresário precisa para exercer suas atividades.

Ao apostar na terceirização de serviços, pode-se ter uma grande redução de custos com trabalhadores e infraestrutura, visto que muitas dessas prestadoras também oferecem infraestrutura completa para determinadas atividades.

Todas elas são estabelecidas em contrato, gerando apenas um custo fixo mensal, com o qual o empresário deve arcar, o que torna seu negócio mais rentável e menos oneroso, principalmente em médio e longo prazo.

Quando é preciso evitar investimentos

Em tempos de crise e flutuações na economia, é comum que os empreendedores prefiram evitar fazer investimentos mais altos, por causa da incerteza do mercado. Nesse caso, a terceirização é uma forma de garantir a continuidade das atividades, sem a necessidade de elevar custos operacionais.

Afinal, ao contratar uma prestadora de serviços, o dono do negócio não precisa se preocupar em adquirir equipamentos, materiais de trabalho e infraestrutura para a realização das atividades diárias. Todos esses gastos ficam por conta da empresa terceirizada, tornando o contrato financeiramente interessante.

Otimização do tempo dos profissionais

Uma das grandes vantagens da terceirização de serviços é que ela propicia maior otimização do tempo dos colaboradores, visto que algumas de suas atividades passam a ser realizadas pela contratada. Isso evita a sobrecarga de trabalho, deixando a pessoa livre para se concentrar em atividades ligadas à atividade central do negócio.

Assim sendo, o capital humano passa a ser direcionado a trabalhos mais estratégicos para a empresa, como levantamentos e análises técnicas, colaborando para a tomada de decisão e definição de metas importantes para a empresa.

Quando o empresário quer expandir seu negócio de forma estruturada

A terceirização, por si só, já cria condições mais favoráveis para a expansão dos negócios. Como deixa gestores e colaboradores livres para se focar no core business, promove a redução de custos, mantendo a qualidade dos serviços prestados, o que torna mais fácil planejar e executar metas de crescimento para a organização.

Outro ponto que merece atenção é que as prestadoras de serviço são capazes de sustentar o crescimento das operações de maneira escalável, sem a necessidade de se fazer grandes investimentos em tecnologia e infraestrutura.

Terceirização de serviços para a construção de parcerias produtivas

Um benefício interessante da terceirização é a possibilidade que o gestor tem de criar parcerias comerciais altamente relevantes, que vão muito além da prestação de serviços.

Nesse caso, pode-se contar com uma empresa especializada, com conhecimento e experiência de mercado, o que a torna capaz de agregar valor ao negócio e apoiar, de maneira estratégica, a gestão da companhia, garantindo uma importante vantagem competitiva.

Necessidade de dispor de tecnologias atualizadas

Como o investimento em tecnologia é bastante oneroso em determinados segmentos de mercado, como o de tecnologia da informação, por exemplo, contar com a prestação de serviços de uma fornecedora especializada, com as soluções ideais para o seu negócio, faz toda a diferença.

Dessa forma, ganha-se maior competitividade no mercado e condições de oferecer serviços diferenciados, dedicando os recursos próprios a projetos mais relevantes para a estratégia da empresa.

Assim sendo, a terceirização de serviços pode representar a melhor opção para diversos casos, principalmente para quem deseja economizar, mas trabalhar com tecnologia atualizada e manter e a qualidade dos serviços.

No entanto, é fundamental que o gestor faça um planejamento e pesquise as melhores opções de prestadores de serviços, para que um excelente negócio não se transforme em uma dor de cabeça no futuro.

Gostou do nosso artigo de hoje? Pensa em investir na terceirização de serviços? Quer ter acesso a novos conteúdos relevantes como esse? Então assine a nossa newsletter e receba nossas próximas novidades em primeira mão, diretamente no seu e-mail!